Política

Novo em SC retira convite a Zema e ameaça se opor à candidatura

Diretório catarinense criticou a comunicação da pré-campanha e cobrou alinhamento da direita para 2026

Estadao Conteudo 15/06/2026
Novo em SC retira convite a Zema e ameaça se opor à candidatura
Romeu Zema - Foto: © Foto / Partido Novo/Divulgação

O Diretório Estadual do Partido Novo em Santa Catarina retirou, nesta segunda-feira, 15, o convite ao pré-candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo) para o 7º Encontro Estadual da legenda. O evento está marcado para 4 de julho, em Joinville.

A decisão foi comunicada em nota encaminhada à imprensa e assinada pelo presidente estadual da sigla, Kahlil Elias Assib Zattar. No texto, ele afirma que o diretório poderá se posicionar contra a indicação de Zema como candidato do partido ao Planalto caso não haja uma “mudança drástica e imediata” na equipe de comunicação da pré-campanha.

“Essa decisão decorre da avaliação de que o atual momento político exige esforços voltados à união da direita brasileira em torno de um objetivo maior: construir uma alternativa forte e competitiva para derrotar o PT e retirar a esquerda do poder em 2026”, diz a nota.

O desconvite ocorreu após Zema criticar a relação entre o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o banqueiro Daniel Vorcaro. Em entrevista ao canal Brasil Paralelo, no YouTube, Zema afirmou: “Teria como eu aplaudir alguém que se aproxima do maior banqueiro bandido do Brasil? Eu acho que é difícil alguém querer aplaudir quem esteve, quem conviveu, com uma pessoa como ele”. As declarações foram dadas na última sexta-feira, 12.

Zema se referia a áudios vazados pelo Intercept, que mostram Flávio pedindo dinheiro a Vorcaro para a produção do filme Dark Horse. A obra narra a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado. Além disso, o senador visitou o banqueiro após ele ser preso pela primeira vez, no fim do ano passado.

Segundo Flávio Bolsonaro, o contato com Vorcaro se restringiu ao filme produzido sobre a vida de seu pai. O senador nega irregularidades e afirma que não houve contrapartidas ilícitas.

Quando os áudios foram divulgados, em 13 de maio, Zema também criticou Flávio. Na ocasião, classificou o episódio como “imperdoável”. Semanas depois, no entanto, recuou e disse que o caso era “página virada”.

Desta vez, as declarações do pré-candidato do Novo tiveram repercussão negativa entre integrantes da família Bolsonaro. No sábado, 13, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou o X para defender o irmão e sugerir um rompimento total com o Partido Novo.

“E em 2024 quem sabia quem era Vorcaro? E qual era a contrapartida que o Flávio poderia oferecer em 2024, além de sofrer perseguição?”, escreveu Eduardo. Ele também afirmou que Zema criticava Flávio “apenas porque ele queria estar no lugar do Flávio” e concluiu: “Por mim rompia geral com o Partido Novo”.

A reportagem procurou a campanha de Zema para comentar o caso, mas não recebeu resposta até a publicação.