Política
CDH aprova campanha para incentivar participação feminina nas eleições
Projeto prevê ações educativas e informativas na primeira semana de março para ampliar a presença de mulheres na política
A Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei que institui a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral.
O projeto (PL 2.237/2023) estabelece que a campanha seja realizada anualmente na primeira semana de março, com ações educativas e informativas voltadas a estimular a participação feminina nas eleições em todo o país.
A proposta é de autoria da deputada federal Lêda Borges (Republicanos-GO). Na CDH, a iniciativa recebeu parecer favorável da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).
Agora, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
Ações conjuntas
De acordo com o texto, os poderes públicos federal, estadual e municipal poderão firmar parcerias com entidades, associações e grupos sociais organizados. As ações conjuntas deverão priorizar campanhas informativas, realização de pesquisas e outras atividades voltadas à ampliação da presença das mulheres na política.
Para Ivete da Silveira, a iniciativa fortalece a democracia e estimula o debate público sobre a participação feminina na política, tanto como eleitoras quanto como candidatas.
— A medida pode contribuir para ampliar a circulação de informações, estimular o debate público e fortalecer iniciativas voltadas ao aumento da presença feminina na política — declarou a senadora.
Em seu parecer, Ivete sugeriu ajustes de redação para tornar o texto mais claro, sem alterar o conteúdo da proposta. Uma das mudanças retira a menção à proximidade do Dia Internacional da Mulher. Segundo a senadora, não há necessidade de justificar a escolha da data no próprio texto da lei.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'