Política

Pré-candidato do Missão, Renan Santos, critica Jair e Flávio Bolsonaro em evento

Durante painel em Guarujá, Renan Santos aponta falhas na liderança da direita e diz que bolsonarismo não apresentou propostas ao país.

23/05/2026
Pré-candidato do Missão, Renan Santos, critica Jair e Flávio Bolsonaro em evento
O pré-candidato à Presidência pelo Missão, Renan Santos - Foto: Reprodução / Instagram

O pré-candidato à Presidência pelo Missão, Renan Santos, fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a seu filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também pré-candidato ao Palácio do Planalto, neste sábado, 23, durante painel do Fórum Esfera 2026, em Guarujá (SP). Renan participou do evento ao lado do ex-ministro Aldo Rebelo (DC).

Apesar das críticas, Renan afirmou que "não há nada mais democrático do que o fenômeno do bolsonarismo" no Brasil. Em sua análise, o movimento surgiu de forma espontânea, com pouca estrutura financeira, como resposta a uma demanda reprimida da sociedade civil ignorada pelas elites. Ressaltou, no entanto, que o sistema político brasileiro "está longe" de ser plenamente democrático.

"O que há no surgimento da direita é uma crise de liderança. A liderança de direita brasileira, que é o Jair Bolsonaro, era um completo idiota", declarou Renan. "O projeto do bolsonarismo nunca teve proposta para o Brasil."

O pré-candidato também afirmou que Flávio Bolsonaro sempre foi, em suas palavras, um "escroque", e defendeu que o grupo político ligado a ele não pode chegar à Presidência da República. Renan ainda criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao afirmar que a gestão petista coloca em risco o futuro do país.

Renan comentou ainda sobre os pré-candidatos Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD), que, segundo ele, optaram por seguir "na sombra" de Bolsonaro, classificando essa postura como parte de um jogo político. O presidenciável do Missão busca se diferenciar desse grupo.

Em coletiva de imprensa após o painel, Renan intensificou as críticas ao bolsonarismo. Ele afirmou que a direita brasileira foi "leniente e condescendente" não apenas com as falhas de Bolsonaro, mas também com crimes atribuídos à família do ex-presidente. Segundo Renan, integrantes do PL e ex-membros de seu próprio movimento tinham conhecimento das irregularidades, mas se mantinham em silêncio para obter vantagens políticas.

"O derretimento do Flávio é natural. O bolsonarismo, com o Flávio, só estava se sustentando através da ideia de que ele era a única força capaz de vencer o PT", disse Renan, ao comentar a divulgação do áudio em que Flávio Bolsonaro pede dinheiro ao empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, para o filme "Dark Horse". "O pai dele trazia, pelo menos, um ícone, um símbolo na cabeça das pessoas de que ele era um corajoso que enfrentava o sistema. O Flávio nem isso."

Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira, 23, Renan Santos registrou 3% das intenções de voto. Ele permanece atrás de Lula, Flávio e está tecnicamente empatado com Caiado, Zema, Samara Martins (UP), Augusto Cury (Avante), Aldo Rebelo (DC), Cabo Daciolo (Mobiliza), Rui Costa Pimenta (PCO) e Hertz Dias (PSTU).

Os repórteres viajaram a convite do Esfera Brasil.