Política

Violência de gênero deve ser combatida no ambiente digital, aponta debate

Especialistas e representantes do poder público discutem estratégias para fortalecer a proteção de mulheres nas redes e durante eleições.

16/04/2026
Violência de gênero deve ser combatida no ambiente digital, aponta debate
Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher realizou, na última quarta-feira (16), um debate sobre políticas de proteção, segurança e estratégias mais eficazes para enfrentar a violência de gênero, especialmente em períodos eleitorais e nos ambientes virtuais. O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, dando continuidade ao seminário acadêmico ao fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres.

A antropóloga e pesquisadora da Universidade de São Paulo, Beatriz Accioly , alertou para o uso de novas tecnologias na prática de violência contra mulheres, destacando a produção e transmissão de imagens sem consentimento por meio de inteligência artificial. Segundo ela, a responsabilização deve ir além de quem produz o conteúdo, alcançando também as plataformas digitais que possibilitam sua circulação.

“A gente tem que olhar para como esse ambiente funciona, para as plataformas, para os incentivos que organizam a circulação. Esse tipo de conteúdo gera engajamento e valor. Sem esse nível de análise, a responsabilidade fica só com o usuário e a gente deixa de olhar para a estrutura que torna isso possível. A discussão sobre regulamentação de plataformas não é periférica”, afirmou a pesquisa.

O evento foi solicitado pela deputada Luizianne Lins (Rede-CE), que ressaltou a importância da integração entre os Poderes para o avanço das políticas de combate à violência contra a mulher.

"É preciso respeito. Estamos criando esse espaço de diálogo, mas também avançando em ações concretas, com articulação entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo", declarou.

Representando o Ministério das Mulheres, Janara Kalline destacou que a internet ainda não é um ambiente seguro para mulheres. Segundo ela, a violência digital cresce rapidamente e afeta principalmente meninas e mulheres jovens. Ela informou que, entre as iniciativas do Ministério das Mulheres, está a capacitação dos atendentes da Ligue 180 para lidar com denúncias de crimes virtuais.

Reportagem de Julia Lopes, da Rádio Câmara