Política
Como sou democrata, PT é que vai decidir se serei candidato, diz Lula
Presidente afirma que decisão sobre candidatura à reeleição será tomada pelo partido em convenção prevista para julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que caberá ao Partido dos Trabalhadores decidir, em julho, se ele será candidato à reeleição. Segundo Lula, o “momento conjuntural” é determinante para sua eventual disputa à Presidência. As afirmações foram feitas nesta terça-feira, 14, durante entrevista aos portais Brasil 247, Diário do Centro do Mundo e Fórum.
"Não se trata de eu querer um quarto mandato. Nem sempre você quer o primeiro, quer o segundo, quer o terceiro. As situações políticas e o momento conjuntural que você vive decidem se você vai ser ou não (candidato)", afirmou o presidente.
Lula destacou ainda: "Primeiro, porque temos um legado neste País, e eu tenho muito orgulho das coisas que fizemos em todos os nossos mandatos. Segundo, porque há um compromisso moral, ético, eu diria até cristão, de não permitir que um fascista volte a governar este País".
Durante uma entrevista, o presidente defendeu o regime democrático e citou a eleição de Tancredo Neves como uma experiência "bem-sucedida", a de Fernando Collor de Mello como "desastre" e a de Fernando Henrique Cardoso como "sucesso".
Lula afirmou ainda estar bem física e politicamente para concorrer novamente. "Obviamente que, como eu sou um democrata, o partido vai ter uma convenção em junho, e o partido vai decidir se vai ser o Lula, se não vai ser o Lula, se vai ser outro. A verdade é a seguinte, eu nunca estive com tanta energia para ser presidente da República como eu estou agora", ressaltou.
O presidente também comentou sobre o mercado financeiro: "Se você analisar o mercado e a Faria Lima, eles sempre vão querer outro candidato, porque eles não querem política de inclusão social. Eles querem política para pagar a taxa de juros deles. E eles não sabem que eu quero fazer muito mais".
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados