Política
Servidora Ana Cristina Viana assume presidência do INSS
Política, INSS, Ministério da Previdência Social, Operação Sem Desconto
O Ministério da Previdência Social anunciou, nesta segunda-feira (13), a nomeação de Ana Cristina Viana Silveira como nova presidenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela substitui Gilberto Waller, que esteve à frente do órgão nos últimos 11 meses.
Segundo nota do ministério, "servidora de carreira, ela assume a presidência do órgão com a missão estratégica de acelerar a análise de benefícios e simplificar os processos internos do Instituto".
Notícias relacionadas:
- Portaria oficializa perícia remota do INSS.
- INSS antecipa quase 30 mil agendamentos durante mutirão.
- CPMI do INSS termina sem relatório final.
Graduada em Direito, Ana Cristina ingressou no INSS em 2003 como Analista do Seguro Social. Até então, exercia o cargo de secretária executiva adjunta do Ministério da Previdência Social.
Sua trajetória inclui a presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), de abril de 2023 a fevereiro de 2026. De acordo com o ministério, durante sua gestão, o setor dobrou a capacidade de análise de recursos.
O ministério destacou que a escolha de uma servidora com visão sistêmica, capaz de compreender todo o fluxo previdenciário desde o atendimento nas agências até a fase recursal, representa um novo momento para o INSS, com foco na redução do tempo de espera e na melhoria do atendimento aos segurados.
Em comunicado oficial, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, agradeceu a contribuição de Waller e deu boas-vindas a Ana Cristina, ressaltando a importância da escolha de uma mulher para a alta direção do órgão, que já conta com quatro diretoras.
“Ela tem o perfil ideal para iniciar esse novo momento e cumprir a determinação do presidente Lula, que é solucionar a fila e não deixar nenhum brasileiro para trás. Sua nomeação também entrega o comando do Instituto nas mãos de seus próprios servidores.”
O procurador federal Gilberto Waller assumiu o INSS após a saída de Alessandro Stefanutto, demitido em decorrência da Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que revelou um esquema de fraudes no órgão entre 2019 e 2024, com descontos indevidos de contribuições de aposentados e pensionistas para entidades e organizações sociais.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados