Política
Nova lei reconhece oficialmente a profissão de multimídia
Sancionada por Lula, legislação define atribuições e valoriza profissionais de mídias digitais
A Lei 15.325/26, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconhece oficialmente a profissão de multimídia no Brasil. A publicação da nova norma ocorreu no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7).
A legislação estabelece as atividades permitidas aos profissionais multifuncionais de nível superior ou técnico, atuantes na área de multimídia.
Entre as funções contempladas pela lei estão criação, produção, captação, edição, planejamento, gestão, organização, programação, publicação, disseminação e distribuição de conteúdos de áudio, imagem, animação, vídeo e texto em diferentes mídias eletrônicas e digitais, tanto para comunicação quanto para entretenimento.
Origem do projeto
A nova lei é resultado do Projeto de Lei 4816/23, de autoria da deputada Simone Marquetto (MDB-SP). O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados com parecer favorável do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), além de obter aval do Senado.
Segundo a deputada Simone Marquetto, a regulamentação atende às necessidades do mercado de trabalho, que demanda profissionais qualificados para atuar em múltiplas funções e setores. "Um mercado tão diverso, qualificado e tecnológico, em suas múltiplas funções e setores de atividade", destacou o deputado Paulo Magalhães.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências