Política
Professor avalia STF em 2025: relevância, perplexidade e aproximação com o Centrão
Rubens Glezer, da FGV Direito SP, destaca avanços e desafios do Supremo sob novas lideranças e aponta articulação política inédita.
O ano de 2025 no Supremo Tribunal Federal, marcado principalmente pelo julgamento da trama golpista e pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à prisão, representou um momento ao mesmo tempo de "relevância e perplexidade" sobre a percepção da Corte na sociedade e na comunidade jurídica.
A avaliação foi feita por Rubens Glezer, professor de Direito Constitucional da FGV Direito SP, durante entrevista à Rádio Eldorado. Para ele, a gestão do ministro Luís Roberto Barroso, agora aposentado, teve como ponto forte a "capacidade de negociação e o diálogo para a volta da normalidade institucional".
Agora sob a presidência de Edson Fachin, o STF busca a elaboração de um código de conduta ética para os ministros, que em alguns casos se comportam "como uma terceira câmara legislativa", na visão de Glezer. "Uma ala do Supremo conseguiu se compor muito bem com o Centrão", afirmou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela