Política
Lei reconhece obra de Sebastião Tapajós como manifestação da cultura nacional
Norma publicada no Diário Oficial valoriza legado do violonista paraense, celebrado por difundir ritmos tradicionais brasileiros.
A Lei 15.319/25 reconhece oficialmente a obra musical do violonista paraense Sebastião Tapajós como manifestação da cultura nacional. A legislação, publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União, é resultado do Projeto de Lei 2577/22, de autoria do deputado Airton Faleiro (PT-PA).
A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados no ano passado e pelo Senado Federal em novembro.
Quem foi Sebastião Tapajós
Sebastião Tapajós lançou mais de 50 discos e ganhou destaque internacional, especialmente na Europa, ao apresentar ritmos como o carimbó e o lundu — manifestações culturais indígena e afro-brasileira, respectivamente —, além do baião, a plateias de diversos países.
Com uma carreira sólida, que transitou entre a música erudita e a popular, Tapajós foi premiado em diversas ocasiões, incluindo o título de “melhor disco estrangeiro de 1978” com o álbum “Guitarra Latina” e “melhor álbum do ano de 1981” na categoria folclore, com “Guitarra Criolla”.
O artista faleceu em 2 de outubro de 2021, em Santarém, vítima de infarto, aos 79 anos, deixando um legado fundamental para a música brasileira.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa