Política
Maioria desaprova governo Lula, aponta Paraná Pesquisas
Levantamento mostra 50,9% de desaprovação e 45,6% de aprovação ao governo federal; Lula lidera cenários para 2026.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra o ano com desaprovação superior à aprovação, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (29), indica que 50,9% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista, enquanto 45,6% aprovam. Outros 3,5% não souberam ou não responderam.
O cenário permanece estável em relação à rodada anterior, realizada no mês passado, quando os índices eram idênticos para a desaprovação (50,9%) e ligeiramente superiores para a aprovação (45,9%).
A pesquisa ouviu 2.038 pessoas entre os dias 18 e 22 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento também avaliou a percepção dos entrevistados sobre o desempenho do governo Lula: 32,7% consideram a administração ótima ou boa; 23,1% classificam como regular; e 42,8% avaliam como ruim ou péssima. Apenas 1,4% não souberam ou não opinaram.
Eleições 2026
Apesar do índice de desaprovação, Lula lidera todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026, à frente de nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Nos cenários de segundo turno, contudo, Lula aparece em empate técnico com Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola