Política
Projeto de incentivo à sustentabilidade na indústria química vai à sanção
PL 892/2025 prevê incentivos fiscais para modernizar e descarbonizar o setor, com benefícios regionais e redução de tributos
O Senado aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (18), o PL 892/2025, que institui o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq). O projeto segue agora para sanção do presidente da República.
De autoria da Câmara dos Deputados, a proposta concede incentivos fiscais à indústria química com foco na modernização e descarbonização do setor.
Entre as principais medidas, o texto prevê a redução da capacidade ociosa instalada, o aumento da competitividade industrial e a criação de incentivos específicos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O projeto também propõe a diminuição das alíquotas de PIS e Cofins sobre produtos comercializados pelo setor, dentro do atual Regime Especial da Indústria Química (Reiq).
No Senado, a matéria recebeu parecer favorável da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).
Durante a votação, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) enfatizou a importância da modernização da indústria petroquímica. “A indústria petroquímica precisa migrar da matriz da nafta para a matriz do gás natural (...) sob pena de essa indústria não sobreviver”, declarou.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
5POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram