Política
Dilma exibe na China 'mapa-múndi invertido' do IBGE, alvo de críticas nas redes sociais

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) exibiu nesta terça-feira, 13, o novo "mapa-múndi invertido" do IBGE num evento na China. Desde o lançamento, o mapa gera polêmica nas redes sociais por conta da inversão dos pontos cardeais. Diferente das reproduções tradicionais, a versão do IBGE mostra o Sul na parte superior e o Brasil no centro.
À frente do Banco dos Brics desde 2023, Dilma exibiu o "mapa-múndi invertido" acompanhado do presidente do IBGE, Marcio Pochmann. A reprodução cartográfica chegou a ser apresentada ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, num encontro diplomático entre o gigante asiático e o Brasil.
Pochmann afirmou, no X, que "o novo mapa-múndi do IBGE tanto expõe outra representação do planeta Terra como mobiliza lideranças do Sul Global". Antes disso, ele já havia dito que a versão "alcançou êxito instantâneo". Parte da esquerda defende a inversão, argumentando que o mapa prioriza os países emergentes.
O lançamento de um "mapa de ponta-cabeça" acendeu uma nova crise no IBGE. Como mostrou o Estadão/Broadcast, a nova versão foi alvo de críticas de técnicos do instituto. Em janeiro deste ano, servidores do IBGE divulgaram um manifesto contra a gestão Marcio Pochmann, acusando o economista de prejudicar o trabalho do órgão.
Mais lidas
-
1POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
2ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+
-
3INTERNACIONAL
Analista político norte-americano é baleado durante evento em universidade nos EUA
-
4DINHEIRO ESQUECIDO
Banco Central ainda tem R$ 10,7 bilhões para serem resgatados no sistema Valores a Receber
-
5JULGAMENTO
Policial civil de Pernambuco é julgado por homicídio e tentativas de assassinato em Maceió