Poder e Governo

'Povo do Rio tem direito de votar': Paes vai às redes e pede movimento por segundo turno ao governo do estado

Ex-prefeito do Rio critica decisão do TSE e clama por justiça eleitoral

Agência O Globo - 03/11/2026
'Povo do Rio tem direito de votar': Paes vai às redes e pede movimento por segundo turno ao governo do estado
Eduardo Paes - Foto: Reprodução / Instagram

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) divulgou em suas redes sociais, nesta terça-feira, um vídeo no qual promete iniciar um movimento para pedir à Justiça Eleitoral a realização de uma disputa de 2° turno para as eleições ao governo do estado do Rio. Essa foi a primeira vez que ele comentou a campanha que vinha sendo endossada por seus apoiadores, que contestam a decisão do TSE que anulou os votos do ex-governador Anthony Garotinho e declarou Douglas Ruas eleito ainda no 1° turno.

— Ao longo das últimas semanas, vi muitas manifestações de diferentes setores da sociedade fluminense exigindo a realização de 2° turno aqui. Hoje eu reinicio, junto com vocês, essa luta. Desde o início da campanha, a gente denunciou que o candidato Anthony Garotinho estava com seus direitos políticos cassados e não podia votar, e muito menos ser candidato. A decisão da população no 1° turno não foi para eleger qualquer candidato, foi para ter 2° turno. É isso que o PSD pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) — disse ele no vídeo.

Na publicação, o ex-prefeito afirmou que não tinha comentado antes sobre o tema porque considerava que era importante deixar o debate político em segundo plano.

— Chegou a hora de falar sobre o 2° turno no Rio de Janeiro. Faz pouco mais de uma semana que o Brasil escolheu seu presidente e muita gente me perguntou porque eu fiquei em silêncio sobre a eleição aqui do Rio desde a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. A resposta é simples: entendi que o país precisava votar com tranquilidade e foi isso que aconteceu — afirmou o político.