Poder e Governo
OAB pede acesso a documentos, arquivamento do inquérito das Fake News e afastamento de Gonet de ação
Solicitação é resultado de uma reunião do Conselho Federal da OAB e dos presidentes das 27 seccionais da ordem, nesta quarta-feira
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, acesso aos documentos relacionados ao caso do Banco Master que levaram à crise vivida pela Corte. Na petição, a OAB pede também que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se abstenha de atuar no caso que envolve os desdobramentos da Operação Compliance Zero. A OAB pediu ainda o arquivamento do inquérito das Fake News.
Leia mais:
'Baixa o dedinho' x 'vai ficar na sua cara':
A ordem deseja ter acesso aos autos das investigações que levaram ao embate entre os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes, inclusive aqueles sob sigilo. Entre os outros pedidos da OAB, está o de instauração de investigações para apurar "eventuais ilícitos relacionados aos fatos, sem distinção em razão do cargo ou da função das autoridades eventualmente envolvidas".
"Para que a Ordem dos Advogados do Brasil possa exercer suas atribuições institucionais e formar posição fundada em elementos objetivos, mostra-se necessário o acesso aos documentos, relatórios, manifestações e demais elementos de prova já reunidos ou considerados nos procedimentos relacionados aos fatos", diz a OAB, no pedido.
A ordem pede ainda que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se abstenha de atuar no caso relatado por André Mendonça que envolve o banqueiro Daniel Vorcaro, um desdobramento da Operação Compliance Zero. Gonet é mencionado em mensagens enviadas pelo banqueiro ao ministro Alexandre de Moraes. Outro pedido é para o arquivamento do Inquérito das Fake News.
A ação é resultado de uma reunião do Conselho Federal da OAB e dos presidentes das 27 seccionais da ordem, nesta quarta-feira. Uma das medidas aprovadas foi a instauração de uma comissão que ficará responsável por analisar os documentos do STF e elaborar um parecer sobre a conduta dos ministros. Em nota, a OAB destaca que o "pedido não pretende interferir na apuração, substituir as autoridades competentes ou conferir publicidade irrestrita a informações protegidas por lei".
Mais lidas
-
1ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
2ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
3CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior
-
4MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
5CINEMA
Randy Quaid critica Tom Cruise por escalação em Dias de Trovão 2