Poder e Governo

Datafolha: Benedita aparece à frente na disputa pelo Senado no Rio; seis candidatos empatam

Carlos Jordy e Carlos Portinho aparecem com 8% das intenções

Agência O Globo - 21/08/2026
Datafolha: Benedita aparece à frente na disputa pelo Senado no Rio; seis candidatos empatam
Benedita da Silva - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A deputada federal Benedita da Silva (PT) surge à frente na disputa pelo Senado no Rio de Janeiro, conforme revela a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21). A petista registra 15% das intenções de voto, enquanto os demais candidatos se encontram em empate técnico pela segunda vaga em disputa.

Como o Rio de Janeiro elegerá dois senadores em 2026, o Datafolha apresentou aos entrevistados duas perguntas distintas sobre a competição. Os resultados indicam uma corrida pulverizada, com vários candidatos próximos e uma grande parcela do eleitorado ainda sem candidato definido.

O levantamento mostra que o deputado Carlos Jordy (PL) e o senador Carlos Portinho (PL) têm 8% das intenções de voto. Eles estão em empate técnico com os deputados Marcelo Crivella (Republicanos) e Pedro Paulo (PSD), além da vereadora Mônica Benício (PSOL), que possuem 6% cada. O ex-prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), foi citado por 3% dos entrevistados, também estando tecnicamente empatado com Jordy e Portinho, em razão da margem de erro.

Outros 23% dos entrevistados declararam intenção de votar nulo ou branco, enquanto 12% afirmaram estar indecisos.

Candidatos como André Monteiro (Democrata), recentemente anunciado como candidato a vice-governador na chapa de Anthony Garotinho (Republicanos), Marcos Dias (Podemos) e Michelly Xavier (UP) foram mencionados por 2% dos participantes. Já o ex-procurador-geral de Justiça Luciano Mattos (PRTB), Paula Falcão (PSTU), Helio Secco (Missão), Vinicius Benevides (UP) e Luiz Eugênio (PCO) aparecem com 1%. O candidato Ó Clemente (Democrata) foi mencionado, mas não atingiu 1%.

Contratada pela Folha e pela TV Globo, a pesquisa do Datafolha, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-02945/2026, ouviu 1.204 eleitores de terça-feira (18) até esta sexta. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. Esta é a primeira pesquisa do Datafolha sobre o cenário eleitoral do Rio de Janeiro.