Poder e Governo
Datafolha: Benedita aparece à frente na disputa pelo Senado no Rio; seis candidatos empatam
Carlos Jordy e Carlos Portinho aparecem com 8% das intenções
A deputada federal Benedita da Silva (PT) surge à frente na disputa pelo Senado no Rio de Janeiro, conforme revela a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21). A petista registra 15% das intenções de voto, enquanto os demais candidatos se encontram em empate técnico pela segunda vaga em disputa.
Como o Rio de Janeiro elegerá dois senadores em 2026, o Datafolha apresentou aos entrevistados duas perguntas distintas sobre a competição. Os resultados indicam uma corrida pulverizada, com vários candidatos próximos e uma grande parcela do eleitorado ainda sem candidato definido.
O levantamento mostra que o deputado Carlos Jordy (PL) e o senador Carlos Portinho (PL) têm 8% das intenções de voto. Eles estão em empate técnico com os deputados Marcelo Crivella (Republicanos) e Pedro Paulo (PSD), além da vereadora Mônica Benício (PSOL), que possuem 6% cada. O ex-prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), foi citado por 3% dos entrevistados, também estando tecnicamente empatado com Jordy e Portinho, em razão da margem de erro.
Outros 23% dos entrevistados declararam intenção de votar nulo ou branco, enquanto 12% afirmaram estar indecisos.
Candidatos como André Monteiro (Democrata), recentemente anunciado como candidato a vice-governador na chapa de Anthony Garotinho (Republicanos), Marcos Dias (Podemos) e Michelly Xavier (UP) foram mencionados por 2% dos participantes. Já o ex-procurador-geral de Justiça Luciano Mattos (PRTB), Paula Falcão (PSTU), Helio Secco (Missão), Vinicius Benevides (UP) e Luiz Eugênio (PCO) aparecem com 1%. O candidato Ó Clemente (Democrata) foi mencionado, mas não atingiu 1%.
Contratada pela Folha e pela TV Globo, a pesquisa do Datafolha, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-02945/2026, ouviu 1.204 eleitores de terça-feira (18) até esta sexta. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. Esta é a primeira pesquisa do Datafolha sobre o cenário eleitoral do Rio de Janeiro.
Mais lidas
-
1CLIMA
ONS projeta chuvas acima da média nos subsistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste
-
2POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4MILITAR
Na região de Carcóvia estão cercados cerca de 1,7 mil militares do Exército ucraniano, diz MD da Rússia
-
5NATUREZA
Baleia-franca visita praia do Leblon e encanta banhistas