Poder e Governo

Lula define ato de abertura da campanha no dia 16 e deve faltar ao primeiro debate

Evento no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, ocorrerá no mesmo dia do primeiro debate realizado pela Band

Agência O Globo - 27/07/2026
Lula define ato de abertura da campanha no dia 16 e deve faltar ao primeiro debate
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que realizará o ato de abertura oficial de sua campanha à reeleição no dia 16 de agosto, no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Como o primeiro debate da disputa eleitoral deste ano, promovido pela Band, acontecerá na mesma data, a expectativa é que o petista não participe do encontro.

De acordo com um aliado, devido ao desgaste e à necessidade de preparação, não seria aconselhável que Lula fizesse um comício no mesmo dia do debate. Assim, com a confirmação do ato na Vila Euclides, sua participação no programa está praticamente descartada, a menos que haja uma mudança radical nos planos.

Na cúpula da campanha, existe também a preocupação de que Lula, sendo o único candidato da esquerda na disputa atual, se torne alvo dos adversários de direita: Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD). Consta na legislação que Augusto Cury (Avante) também tem direito a participar do encontro, já que seu partido possui mais de cinco representantes no Congresso. Entretanto, Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão), conhecidos por serem fortemente opostos ao PT, também podem ser convidados a ir ao debate pela emissora.

Na sexta-feira à noite, a Folha de S. Paulo noticiou que a Band está avaliando mudar a data de seu debate, com a intenção de garantir a participação de Lula. Segundo integrantes da coordenação da campanha do petista, a participação em outros debates será decidida caso a caso.

Lula optou por fazer o ato de abertura de sua campanha na Vila Euclides como forma de exaltar sua trajetória nesta que deve ser sua última eleição. No final dos anos 1970, foi nesse local que, ainda como líder metalúrgico, o petista liderou assembleias para organizar greves durante a ditadura militar. A decisão de realizar o comício em um domingo visa facilitar a mobilização do público.

Segundo a estratégia previamente definida pela coordenação, Lula deve priorizar os três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Rio e Minas) e os quatro estados nordestinos atualmente governados pelo PT (Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí) no início da campanha eleitoral, participando de convenções e atos inaugurais de aliados nesses locais.