Poder e Governo

Líder nas pesquisas, Cleitinho não vai à convenção do Republicanos em Minas e mantém indefinição da direita no estado

Senador não compareceu ao evento do partido, realizado uma semana após o falecimento de seu irmão

Agência O Globo - 25/07/2026
Líder nas pesquisas, Cleitinho não vai à convenção do Republicanos em Minas e mantém indefinição da direita no estado
Cleitinho Azevedo - Foto: Reprodução/ Agência Senado

Principal cotado pela direita mineira para concorrer ao governo do estado, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) não compareceu à convenção de seu partido, realizada na manhã deste sábado na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Mesmo na liderança das pesquisas de intenção de voto, o parlamentar adiou novamente a definição se estará ou não nas urnas em outubro.

A direção do partido tinha a expectativa de um anúncio do senador durante o evento partidário. Até a véspera, no entanto, o parlamentar não havia decidido se estaria ou não presente no encontro, organizado na semana seguinte ao falecimento de seu irmão mais novo, Matheus Azevedo, no último sábado. Correligionários, no entanto, ainda têm afirmado que ele é o "plano A" para o partido no estado.

A indefinição do senador, por sua vez, também paralisa as negociações de outros partidos de direita no estado, como o PL, que se comprometeu a apoiá-lo. Caso o senador não se candidate, a legenda também considera o lançamento de uma chapa própria, encabeçada pelo empresário Flávio Roscoe (PL-MG) ou por Vittorio Medioli (PL), ex-prefeito de Betim.

Diante da dúvida sobre a decisão do senador, PL e Republicanos também passaram a considerar um terceiro cenário, que incluiu uma eventual candidatura de Marcelo Aro (PP), ex-secretário da Casa Civil do ex-governador Romeu Zema (Novo).

Até então, Aro era cotado para concorrer ao Senado na chapa de reeleição do atual governador Mateus Simões (PSD). Ele, no entanto, resiste à possibilidade de dividir espaço na composição com o senador Carlos Viana (PSD), que concorrerá à reeleição. Em resposta, correligionários passaram a aventar nos últimos dias a chance de Aro concorrer ao comando do Executivo, em meio à disputa pelo apoio da federação União Progressista no estado.