Poder e Governo

Aécio descarta candidatura ao Planalto e diz que PSDB tende a permanecer neutro em disputa entre Lula e Flávio

Deputado federal também criticou disputa 'fratricida' entre os principais candidatos e afirmou que ainda não decidiu se concorrerá ou não ao Senado por Minas

Agência O Globo - 09/07/2026
Aécio descarta candidatura ao Planalto e diz que PSDB tende a permanecer neutro em disputa entre Lula e Flávio
Aécio Neves - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O deputado federal e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), desistiu da possibilidade de voltar a concorrer à Presidência neste ano ao considerar que a eleição será marcada pela "armadilha da radicalização política". A declaração foi proferida em entrevista ao Estadão publicada nesta quarta-feira. Na ocasião, o parlamentar também frisou que a tendência é que o partido não apoie o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem o senador Flávio Bolsonaro (PL).

— Depois de muitas conversas internas, tenho que afirmar, em primeiro lugar, que o PSDB caminha para não ter candidatura própria nesta eleição. Isso foi cogitado há pouco tempo. Eu próprio, você se lembra, sugeri o nome do governador Ciro Gomes como nossa alternativa. Logo depois ele próprio, lideranças como Tasso Jereissati , Roberto Freire , dentre outras, sugeriram meu nome como esse candidato. Mas chegamos à conclusão de que temos que ter os pés no chão e sim iniciar a construção de um projeto vigoroso para 2030 — disse Aécio ao Estadão .

Como mostrou o GLOBO .

O plano, no entanto, não saiu do papel, e Aécio admite agora que também ainda não tomou uma decisão se irá disputar o Senado por Minas Gerais. Durante a entrevista, o deputado afirmou que terá como prioridade reestruturar o PSDB, partido cuja bancada na Câmara e a presença nos estados desejaram ao longo dos últimos anos.

Paralelamente, Aécio também previu que a eleição deste ano será "a mais fratricida da história recente do Brasil" em função das tentativas de "ideologizar o debate" e afirmou que o partido tende a permanecer neutro.

— Vamos ter uma reunião da federação PSDB-Cidadania em breve, talvez nessas próximas duas semanas. O caminho natural hoje, depois de discutirmos até as possibilidades de uma candidatura, é o apoio a uma candidatura no centro. Mas o que percebemos é que, a três meses das eleições, ficou muito difícil furar essa bolha. Então, vamos dar um passo atrás para dar na frente e construir um projeto de Brasil a partir de agora já nessas eleições — afirmou ao Estadão .