Poder e Governo

Lula critica ausência de governador de Santa Catarina, aliado de Flávio Bolsonaro, em agendas federais: ‘Nunca teve coragem de comparecer’

Presidente afirmou que o governador se recusou a fazer parcerias com o governo federal por divergências políticas e disse ficar "indignado" com a postura de aliado de rival

Agência O Globo - 26/06/2026
Lula critica ausência de governador de Santa Catarina, aliado de Flávio Bolsonaro, em agendas federais: ‘Nunca teve coragem de comparecer’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © Foto / Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto

Durante visita às obras de embarcações offshore contratadas pela Petrobras no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí (SC), nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a ausência do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em agendas do governo federal e afirmou que o chefe do Executivo catarinense deixou de firmar parcerias com a União por divergências políticas.

— Eu fico satisfeito de vir aqui, com a empresa mais importante do Brasil, com o ministro dos Transportes, de Portos e Aeroportos. E o governador, que eu não sei nem o nome dele, nunca teve coragem de comparecer em nenhum evento com o governo federal. E todos são convidados — disse.

Lula também afirmou que o governo federal tentou construir uma parceria com o estado para um projeto de infraestrutura estimado em R$ 24 bilhões, mas disse que Jorginho Mello não aderiu à proposta.

— Aqui, a proposta era fazer um projeto de R$ 24 bilhões. Ele simplesmente não participou para não fazer parceria com o governo federal. Qual é o tamanho da cabeça desse cidadão, qual a qualidade da massa encefálica que ele tem na cabeça? É de se pesquisar — declarou.

O presidente disse considerar a postura do governador uma falta de respeito à população catarinense.

— O ser humano não pode ser pequeno a ponto de não privilegiar os interesses do povo de Santa Catarina. Fico indignado com a falta de respeito de um governador de estado que não participa de nada que o governo federal fez aqui — afirmou.

Apesar de ter sido derrotado em Santa Catarina nas eleições presidenciais de 2022, Lula disse que isso não interfere na atuação do governo federal no estado.

— Eu, se fosse igual eles, jamais viria a Santa Catarina. Afinal de contas, eu perdi as eleições aqui. Ora, mas quem governa um país não pode pensar pequeno — disse.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jorginho Mello declarou em maio deste ano apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026. Na ocasião, afirmou que o grupo político catarinense continua trabalhando pela vitória da direita e que os eleitores estariam "cansados de quem está comandando o Brasil".