Poder e Governo
Tarcísio diz que condenação de Eduardo Bolsonaro não prejudica chapa em SP
Governador e André do Prado afirmam que grupo deve aguardar recurso ao STF antes de definir eventual substituição na suplência
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou como “injusta” a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O governador também avaliou que a decisão “não prejudica” a composição da chapa conservadora no estado, na qual Eduardo ocupa a primeira suplência de André do Prado (PL), pré-candidato ao Senado.
Tarcísio afirmou que o grupo deve aguardar a publicação do acórdão e a apresentação de recurso pela defesa antes de definir os próximos passos.
— Primeiro temos que aguardar o acórdão sair e o recurso que a defesa vai protocolar. Faço meus os argumentos que a defesa apresentou. Acho que a condenação foi injusta e não prejudica em nada o transcurso da eleição do nosso grupo, a eleição do Flávio (Bolsonaro), a eleição dos nossos senadores aqui. Então, vamos aguardar agora — disse Tarcísio, durante coletiva de imprensa em evento no qual anunciou a entrega de novas viaturas e armas às polícias Militar e Civil.
No mesmo evento, Prado afirmou ao GLOBO que conversaria com o filho do ex-presidente por telefone nesta quarta-feira (17) para tratar dos próximos passos. Ele também disse ser necessário “aguardar o recurso ao Plenário do STF”.
Segundo aliados ouvidos pela reportagem, Eduardo deve conduzir a definição sobre seu futuro na chapa. O filho do ex-presidente deve recorrer ao Plenário do STF nos próximos dias e, depois disso, sua equipe jurídica analisará a viabilidade de manter o nome dele como suplente na chapa de São Paulo.
Apesar de minimizarem a derrota, sob o argumento de que ainda falta um mês para o prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, pessoas próximas ao governador não descartam uma substituição.
A avaliação é que a manutenção de Eduardo como suplente poderia colocar em risco a candidatura de André do Prado. Aliados afirmam que ele “não seria irresponsável” a ponto de manter o nome a todo custo. Por enquanto, porém, não há um plano B definido, e caberá ao próprio Eduardo indicar um eventual substituto para a suplência.
No sábado, Prado fará o lançamento de sua pré-candidatura ao Senado em Guarulhos, na Grande São Paulo. O evento, que espera reunir 10 mil pessoas, deve contar com a presença de Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República, de Tarcísio e de outros nomes da direita.
Eduardo, por sua vez, afirmou na noite desta terça-feira (16) que soube da condenação “pela imprensa” e que nunca foi “citado na forma da lei”.
“Tomo conhecimento, mais uma vez pela imprensa, de que supostamente o STF teria formado maioria para me condenar por algum crime que desconheço. Reitero: até hoje não fui citado na forma da lei. Sigo aguardando notificação regular, por carta rogatória, em local certo e sabido. Esse mesmo instrumento foi expedido a outro acusado no processo, mas a mim nunca foi cumprido. Se o meio existe e a própria Corte o reconhece, por que não a mim?”, publicou nas redes sociais.
Eduardo mora no Texas, nos Estados Unidos, desde o ano passado.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton