Poder e Governo

Agenda oficial de Trump não prevê encontro com Flávio Bolsonaro nesta terça

Senador tenta reunião em Washington para conter crise política ligada a Daniel Vorcaro

Agência O Globo - 26/05/2026
Agenda oficial de Trump não prevê encontro com Flávio Bolsonaro nesta terça
Flávio Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

A agenda oficial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não inclui compromissos com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nesta terça-feira. O parlamentar, que é pré-candidato à Presidência da República, está em Washington em busca de uma reunião com o líder americano, numa tentativa de minimizar a crise envolvendo sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.

Entenda:

Saiba também:

Segundo apurou o jornal O Globo, embora o encontro ainda não esteja confirmado, ele vem sendo articulado por interlocutores próximos ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, com participação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que reside nos Estados Unidos.

Na agenda oficial de Trump, consta apenas a previsão de "reuniões políticas" no Salão Oval entre 13h30 e 17h30, no horário local. Os compromissos serão fechados à imprensa, sem detalhamento dos participantes.

A última referência ao Brasil na agenda de Trump ocorreu em 7 de maio, quando foi registrado o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado na Casa Branca meses após tensões diplomáticas geradas por sanções americanas a autoridades brasileiras.

Na avaliação da campanha, caso a reunião com Trump aconteça, Flávio Bolsonaro retornaria ao Brasil politicamente fortalecido. Por outro lado, auxiliares admitem, em caráter reservado, que o fracasso do encontro também teria repercussão negativa para sua imagem.