Poder e Governo

Lula e Flávio Bolsonaro empatam em simulação de 2º turno, aponta Datafolha

Levantamento divulgado neste sábado (16) foi realizado antes da divulgação de conversas entre o senador e o empresário Daniel Vorcaro.

Agência O Globo - 16/05/2026
Lula e Flávio Bolsonaro empatam em simulação de 2º turno, aponta Datafolha
Flávio Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados na simulação de segundo turno da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16). Ambos registram 45% das intenções de voto, enquanto 9% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 1% permanece indeciso. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

As entrevistas foram realizadas pelo instituto entre os dias 12 e 13 de maio, antes de virem à tona as conversas entre Flávio Bolsonaro e o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. O senador teria feito cobranças ao empresário, investigado por supostos esquemas de propina e fraudes financeiras, envolvendo um acordo de R$ 134 milhões para a produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, intitulado "Dark Horse". Flávio afirma que os contatos foram normais e nega ter oferecido qualquer contrapartida.

Apesar disso, a pesquisa reflete a percepção dos brasileiros diante de três acontecimentos políticos recentes: a rejeição histórica, pelo Senado, da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF); o lançamento do programa "Desenrola 2.0" para renegociação de dívidas; e o encontro entre Lula e o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca.

Em comparação ao levantamento anterior, divulgado em 11 de abril, o cenário permanece estável. Naquela ocasião, Lula tinha 45% das intenções de voto, contra 46% de Flávio Bolsonaro. O Rali, agregador de pesquisas do jornal O Globo em parceria com o Instituto Locomotiva, apontava uma vantagem mínima para o candidato do PL, considerando os dados do Datafolha e outros institutos, que indicavam tendência geral de crescimento para o filho de Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores com mais de 16 anos em todas as regiões do país. O nível de confiança da amostra é de 95%, o que significa que, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os resultados refletem o pensamento médio da população brasileira. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-00290/2026.