Poder e Governo
Carlos Bolsonaro fará levantamento de prefeitos e vereadores do PL que não apoiam Flávio
Pré-candidato ao Senado afirma que objetivo é levar o caso à executiva do partido para 'corrigir' a postura dos que não apoiam o irmão
Carlos Bolsonaro, pré-candidato ao Senado por Santa Catarina (PL), anunciou nesta terça-feira (11) que irá realizar um "levantamento" de prefeitos e vereadores do PL que não estão divulgando a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) ao Senado. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que a iniciativa tem como objetivo levar o tema à executiva partidária, a fim de "corrigir" a postura de quem não esteja apoiando publicamente a candidatura do irmão.
"É estarrecedor perceber que a esmagadora maioria não tem sequer uma postagem sobre o tema há mais de quatro meses, já iniciada a corrida eleitoral", declarou Carlos Bolsonaro.
A declaração surge em meio a um cenário de tensão entre o núcleo bolsonarista e outras alas da direita, inclusive dentro do próprio PL. Carlos e o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) têm protagonizado embates recentes com lideranças do partido, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
"Quem quer vencer precisa agir, comunicar e vestir a camisa. Neste momento, muitas vezes, basta o básico: marcar posição e se manifestar com postagens. Seguimos tentando ajudar a manter vivos politicamente, inclusive muitos que por algum motivo ignoram Flávio Bolsonaro e não se importam com a situação do Brasil", acrescentou Carlos.
Carlos Bolsonaro também pediu que apoiadores cobrem e exponham, de forma respeitosa e com bom senso, a falta de apoio a Flávio entre políticos locais do PL.
Divisão na direita
No início do mês, Eduardo Bolsonaro publicou um desabafo direcionado a Nikolas Ferreira, a quem chamou de "versão caricata de si mesmo". O ex-parlamentar, atualmente radicado nos Estados Unidos, afirmou que Nikolas estaria desrespeitando sua família.
"Risinho de deboche para mim, Nikolas? Ao que parece, não há limites para seu desrespeito comigo e minha família. Triste ver essa versão caricata de si mesmo. Não é, nem de longe, o menino que conheci, apoiei e em quem acreditei. Os holofotes e a fama te fizeram mal, infelizmente", escreveu Eduardo Bolsonaro.
A divergência entre Eduardo e Nikolas se intensificou após o deputado federal mineiro fazer uma postagem de apoio a Jair Bolsonaro. Nikolas compartilhou um vídeo do perfil no X chamado "Space Liberdade", no qual Lula ironizava Donald Trump e afirmava que o Pix era uma criação brasileira. Junto à publicação, Nikolas afirmou que quem criou o Pix foi o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar do tom alinhado ao bolsonarismo, a postagem desagradou Eduardo Bolsonaro, que já havia criticado o mesmo perfil anteriormente. "Denunciei que o Space Liberdade não votará em Flávio Bolsonaro, ao menos no primeiro turno. Adivinhem quem prontamente compartilhou o perfil no mesmo dia? Esta é só mais uma das várias coincidências do pessoal que pede 'união da direita'", afirmou Eduardo.
Em entrevista ao GLOBO, na semana passada, Nikolas Ferreira se definiu como "atacante" e alegou ser alvo de "ataques unilaterais". Segundo ele, os críticos seriam "experts em afastar as pessoas".
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
3GASTRONOMIA
Comida di Buteco valoriza verduras em petiscos na 19ª edição; conheça as novidades dos bares
-
4FUTEBOL
Avaí arranca empate com o Sport no último lance na Ilha do Retiro pela Série B
-
5ECONOMIA E PREVIDÊNCIA
INSS inicia pagamento antecipado do 13º salário em 24 de abril; confira o calendário