Poder e Governo
Senado aprova Odair Cunha para o TCU e confirma escolha da Câmara
Rito no Senado consolida vitória de Odair Cunha (PT-MG), eleito ontem pelos deputados
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (data), sem resistência, a indicação do deputado Odair Cunha (PT-MG) para o Tribunal de Contas da União (TCU). A votação, considerada apenas uma formalidade após a expressiva vitória de Cunha na Câmara dos Deputados, terminou com 50 votos favoráveis e oito contrários.
A análise da indicação já era tratada como protocolar desde a vitória de Cunha entre os deputados. A vaga em disputa é de indicação da Câmara — uma das cadeiras do tribunal cabe aos deputados — e, nesses casos, o Senado atua como instância revisora, responsável por referendar o nome escolhido. Na prática, não há histórico recente de reversão quando o resultado de origem vem com margem ampla.
Sem mobilização para tentar reverter o cenário e com o desfecho já dado desde a véspera, a tramitação ocorreu sem sobressaltos. Nos bastidores, senadores classificaram a etapa como um “carimbo” de uma decisão já tomada na Câmara.
Apesar da vitória, o caminho na Câmara não foi linear. Partidos de oposição, como o PL, deixaram claro desde o início que não integrariam o acordo e resistiram ao nome do governo. O grupo lançou uma série de candidaturas alternativas, entre elas Soraya Santos (PL-RJ), Danilo Forte (PP-CE), Hugo Leal (PSD-RJ), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Gilson Daniel (Podemos-ES) e Adriana Ventura (Novo-SP).
A fragmentação, no entanto, impediu a consolidação de uma alternativa competitiva, e nenhuma das candidaturas chegou perto de ameaçar o resultado. Elmar Nascimento ficou em segundo lugar, com 96 votos. Na sequência, Danilo Forte (27), Hugo Leal (20), Gilson Daniel (6), Soraya Santos (3) e Adriana Ventura (1).
O placar final refletiu o acordo costurado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, que entrou pessoalmente na articulação e garantiu uma maioria folgada ao candidato do governo.
Com a aprovação no Senado, Cunha conclui a última etapa formal do processo e está liberado para assumir a vaga aberta com a aposentadoria de Aroldo Cedraz. A posse deve ocorrer nos próximos dias, encerrando um processo que, na prática, já estava definido desde o resultado na Câmara.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
5COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia