Poder e Governo
Márcio França anuncia 'chapa ao Senado' mesmo com cenário indefinido na esquerda
Em pressão ao PT, ex-ministro do Empreendedorismo publicou vídeo ao lado de Rubens Furlan, ex-prefeito de Barueri, que seria seu suplente na disputa
De olho na disputa ao Senado por São Paulo, Márcio França (PSB) anunciou nesta segunda-feira (6) a formação de uma “chapa” para o cargo em suas redes sociais. O ex-ministro do Empreendedorismo gravou um vídeo ao lado de Rubens Furlan , ex-prefeito de Barueri, que seria seu suplente na disputa. A iniciativa ocorre em meio à indefinição da chapa de Fernando Haddad (PT), que concorrerá ao governo estadual.
— Eu e Furlan estamos anunciando aqui a chapa vitoriosa do Senado de São Paulo — declarou França no vídeo. Em seguida, Furlan afirmou: “São Paulo pode ter certeza de que essa é a melhor dobrada para o nosso estado”.
Nos últimos dias, tanto França quanto a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), fizeram acenos públicos em busca da segunda vaga na chapa de Haddad ao Senado. Na semana passada, Marina anunciou que permanecerá na Rede e se colocará “à disposição” para concorrer ao cargo, que já está almejado pela França há meses. Até o momento, porém, apenas Simone Tebet (PSB) é considerada pré-candidata ao Senado por membros da campanha de Haddad.
O vídeo de França é mais um movimento para se posicionar como o nome mais viável eleitoralmente para a carga. Segundo pessoas próximas, França estaria “irritado” com Lula e membros do PT por se sentirem escanteados na formação da chapa paulista. Desde o ano passado, ele vinha se colocando como possível candidato ao Palácio dos Bandeirantes, mas Haddad foi o escolhido pelo presidente da República para a disputa, levando França a migrar seu foco para o Senado. No entanto, o PT ainda não garantiu essa vaga a ele.
Aliados de França apontam, nos bastidores, que ele aparece bem nas pesquisas de intenção de voto, tem observado junto ao eleitor de centro-esquerda e bom trânsito no interior do estado. Em levantamentos recentes, França figura entre os primeiros apresentados, seguido de Marina Silva.
O posto de vice na chapa de Haddad permanece em aberto. Aliados não descartaram a possibilidade de França ser chamada para a vaga, que também pode ser oferecida à Marina. Apesar disso, setores do PT buscam uma alternativa “outsider”, mais ligada ao empresariado ou ao agronegócio, para fortalecer a campanha no interior de São Paulo.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
3TÊNIS DE MESA
Hugo Calderano domina Alexis Lebrun e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
4REALITY SHOW
Breno é eliminado do BBB 26; confira os percentuais de votação
-
5GEOPOLÍTICA
Chegada de navio petroleiro russo a Cuba é considerada vitória política e simbólica