Poder e Governo
Ministério dos Direitos Humanos prepara ato de anistia política a filhos de Vladimir Herzog
Ato deve sair no DOU na segunda, assinado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sob comando da ministra Macaé Evaristo
O governo federal deve publicar na próxima segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o ato que reconhece Ivo Herzog e André Herzog, filhos do jornalista Vladimir Herzog, como anistiados políticos, conforme informaram integrantes do Executivo.
A medida, conduzida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, liderado pela ministra Macaé Evaristo, formaliza o entendimento de que os efeitos da perseguição política sofrida por Herzog durante a ditadura militar também impactaram seus herdeiros.
O reconhecimento ocorre após o Estado brasileiro ter concedido, em 2024, a anistia política post mortem a Vladimir Herzog, assassinado em 1975 nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo — episódio que se tornou símbolo das violações de direitos humanos cometidas pelo regime militar.
Com a publicação do ato, Ivo e André Herzog passam a ter acesso aos direitos previstos na lei que trata da concessão de anistia política e de reparações a vítimas de perseguição por motivação exclusivamente política.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa