Poder e Governo
Lewandowski deixa Ministério da Justiça após atritos com Casa Civil e Secom
Ministro avaliou que havia uma pressão interna para enfraquecer sua gestão
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu deixar o cargo após enfrentar sucessivos desgastes com a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação Social (Secom). A saída ocorre já nesta sexta-feira, contrariando o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que preferia sua permanência até o fim do mês para garantir uma transição mais tranquila e tempo hábil para a escolha do sucessor.
Os principais atritos de Lewandowski na Esplanada ocorreram com Rui Costa, chefe da Casa Civil. Nesta quinta-feira, o desconforto entre ambos ficou evidente durante um encontro no Palácio do Planalto, pouco antes da cerimônia que marcou os três anos da tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Lewandowski assumiu a Justiça a convite de Lula e permaneceu no posto por quase dois anos. Apesar da relação próxima com o presidente, passou a depender, em diversos momentos, da intermediação de Rui Costa para ter acesso ao chefe do Executivo, já que cabe à Casa Civil gerenciar as ações do governo.
Em outubro de 2024, Lewandowski concluiu a proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, principal iniciativa de sua gestão. No entanto, a matéria ficou meses parada na Casa Civil, que questionou pontos como o fortalecimento da Polícia Federal e o aumento de recursos para o efetivo policial. O texto só foi encaminhado ao Congresso em abril e ainda não foi aprovado.
Segundo integrantes do governo, Lewandowski ficou ainda mais contrariado quando surgiu a proposta de criar uma secretaria extraordinária, vinculada à Casa Civil, para concentrar as ações de segurança pública. A ideia, apresentada por Sidônio Palmeira, ministro da Secom, surgiu após uma operação policial deixar 121 mortos no Rio de Janeiro no fim de outubro. Embora não tenha sido aprovada por Lula, o ministro da Justiça entendeu que havia uma pressão interna para enfraquecer seu ministério.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências