Poder e Governo
Presidente do PP sugere Zema como vice de Flávio e cobra acenos ao centro para formalizar apoio
Senador avalia que experiência de governador poderia ser antídoto a críticas sobre perfil de filho de Bolsonaro
O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), defendeu o nome de Romeu Zema (NOVO), governador de Minas Gerais, como o "melhor nome" para compor uma chapa como vice de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa presidencial deste ano.
Em entrevista ao jornal O Globo, Ciro destacou que a definição da eleição deve ocorrer entre os eleitores indecisos do Sudeste, o que, segundo ele, credencia Zema ao posto. O governador mineiro, com dois mandatos e perfil gestor, poderia servir de contraponto a críticas sobre a falta de experiência executiva de Flávio Bolsonaro.
Ciro descartou a possibilidade de ser vice e reforçou que a escolha pode ser determinante para o rumo da eleição:
— O melhor vice, na minha opinião, seria o Zema, por ter entregas e experiência. Acho que esta eleição será decidida no Sudeste. Não sei se o Zema soma eleitoralmente, mas espero que Flávio não repita o erro do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao escolher Braga Netto como vice em vez da senadora Tereza Cristina (PP-MS). Ali, ele deixou de acenar para o eleitorado feminino e perdeu a eleição. A escolha precisa ser estratégica. Desde já, digo que não quero ser vice e já comuniquei ao Bolsonaro que sou candidato ao Senado, no Piauí. Estou fora dessa — afirmou Ciro.
O senador defende que Flávio Bolsonaro faça gestos para o eleitorado de centro, buscando atrair indecisos e evitar a polarização entre bolsonarismo e petismo. Ele considerou "errada" a recente declaração de Flávio sobre a possibilidade de nomear o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para o Ministério das Relações Exteriores.
— Se Flávio quiser vencer a eleição, terá que dialogar com o eleitor de centro. Não basta intensificar agendas no Nordeste. Eu sou de lá, o Nordeste votará majoritariamente no Lula, independente do vice ser da região. Mais importante que o vice é o discurso de união e modernização. Flávio tem a vantagem da idade em relação ao Lula, que olha para trás. Mas, se Flávio só falar para a bolha, dizendo que pretende nomear Eduardo Bolsonaro para o Itamaraty, vai perder — completou.
Próximo à família Bolsonaro, Ciro Nogueira considera a candidatura de Flávio "irreversível", mas ainda não garante apoio formal. O senador avalia que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve priorizar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.
— Hoje, o nome do Flávio é incontornável, não tem como voltar atrás. Tarcísio só seria candidato com o apoio de Bolsonaro, e hoje não vejo mais essa possibilidade — concluiu Ciro.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências