Poder e Governo
Bolsonaro passa por novo procedimento para conter soluços e deve fazer endoscopia nesta quarta
Ex-presidente deve passar o réveillon no hospital
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou, na tarde desta terça-feira, por um terceiro procedimento para tentar controlar uma crise de soluços. Na segunda-feira, ele já havia sido submetido à mesma intervenção. Bolsonaro deve realizar uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira, véspera de Ano Novo. Segundo a equipe médica, a expectativa é de que ele permaneça internado durante o réveillon.
De acordo com nota divulgada pelo hospital, "o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta, amanhã (31), para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose".
Mais cedo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, informaram que a crise de soluços havia retornado.
O ex-presidente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da trama golpista e cumpre a sentença em regime fechado na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após perícia da Polícia Federal indicar a necessidade da intervenção médica.
Esta é a terceira vez que Bolsonaro vai ao centro cirúrgico desde que foi internado, na última quarta-feira, para tratar complicações de saúde. Ele permanece sob cuidados no Hospital DF Star.
Na segunda-feira, ele foi submetido a um bloqueio anestésico do nervo frênico no lado esquerdo. No último sábado, realizou o mesmo procedimento no lado direito.
Não há previsão para alta hospitalar. O cirurgião Cláudio Birolini afirmou, nesta segunda-feira, que Bolsonaro não deve deixar o hospital antes do réveillon.
– A hipótese é que, se não houver novas intercorrências, ele permaneça internado até o dia 1º, quinta-feira – declarou Birolini.
O médico também relatou que Bolsonaro apresenta episódios de apneia do sono.
– Na noite passada, ele refez o exame de polissonografia, que confirmou apneia de sono severa, com cerca de 50 episódios por hora. Isso reforça a necessidade de melhora no padrão de sono, possivelmente com o uso de equipamentos específicos nos próximos dias – explicou Birolini.
O cardiologista Brasil Caiado informou que o ex-presidente teve episódios de hipertensão arterial.
— No sábado à tarde, ele apresentou resposta diferente. Bolsonaro já é portador de hipertensão arterial, com medicação controlada, mas teve um pico hipertensivo. A dose do medicamento foi dobrada e ajustada no domingo. Durante o procedimento e logo após, houve nova crise hipertensiva, sendo necessário uso de medicação intravenosa — relatou Caiado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela