Poder e Governo

Michelle Bolsonaro informa novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro

Ex-presidente segue internado após cirurgia de hérnia e passa por novo bloqueio do nervo frênico para controlar quadro persistente de soluços.

Agência O Globo - 30/12/2025
Michelle Bolsonaro informa novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Michelle Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou nesta terça-feira (30) que o ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a um terceiro procedimento para tentar controlar uma crise de soluços persistente.

Segundo Michelle, na segunda-feira (29), Bolsonaro já havia passado pela mesma intervenção. "Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico. Ele acaba de ser encaminhado ao centro cirúrgico. Seguimos enfrentando dias difíceis e contamos com as orações de todos", escreveu a ex-primeira-dama em suas redes sociais.

Mais cedo, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, também comentou o retorno dos sintomas. “Seus soluços, infelizmente, novamente voltaram nesta manhã após dois procedimentos para correção. Os níveis de ferro no sangue continuam sendo controlados devido à sua ineficiência”, publicou Carlos.

O ex-presidente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da trama golpista e cumpre pena em regime fechado na superintendência da Polícia Federal em Brasília. A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, após perícia da Polícia Federal indicar necessidade de intervenção médica.

Desde a última quarta-feira (24), quando foi internado para tratar uma hérnia inguinal bilateral, esta é a terceira vez que Bolsonaro é levado ao centro cirúrgico no Hospital DF Star. Ontem, ele passou por bloqueio anestésico do nervo frênico no lado esquerdo; no sábado, o mesmo procedimento foi feito no lado direito.

Não há previsão de alta, mas o cirurgião Cláudio Birolini afirmou que a expectativa é que Bolsonaro permaneça internado até pelo menos o dia 1º, caso não ocorram novas intercorrências.

Birolini também relatou que o ex-presidente realizou exame de polissonografia, que confirmou quadro severo de apneia do sono, com cerca de 50 episódios por hora. O médico destacou a necessidade de melhorar o padrão de sono, possivelmente com uso de equipamentos específicos nos próximos dias.

O cardiologista Brasil Caiado acrescentou que Bolsonaro apresentou episódios de hipertensão arterial durante a internação. "No sábado à tarde, ele começou a responder de forma diferente. O ex-presidente já é portador de hipertensão arterial, medicado e controlado, mas no sábado apresentou um pico hipertensivo. Dobrou-se a dose do medicamento, ajustando no domingo pela manhã. Hoje, durante e após o procedimento, houve nova crise hipertensiva, sendo necessário uso de medicamento intravenoso", explicou o médico.