Poder e Governo

Flávio Bolsonaro recebe oração de André Valadão em culto nos EUA

Movimento ocorre em meio à resistência enfrentada pelo senador junto a outro religioso, o pastor Silas Malafaia, que já declarou ser contra sua candidatura à Presidência

Agência O Globo - 29/12/2025
Flávio Bolsonaro recebe oração de André Valadão em culto nos EUA
Flávio Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participou, neste domingo, de um culto na Igreja da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos. Nas redes sociais, o parlamentar compartilhou imagens da pregação do pastor André Valadão, responsável pela celebração religiosa. O gesto ocorre em meio à resistência de outro influente líder evangélico, o pastor Silas Malafaia, que já declarou ser contrário à candidatura do senador.

A gravação publicada por Flávio mostra o momento em que André Valadão convida fiéis ao palco para buscarem uma "reconciliação com Deus". Acompanhado da esposa, Fernanda Bolsonaro, e do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), Flávio foi um dos que receberam a oração do pastor.

"Vivemos um momento especial de oração e ali senti de forma muito clara a presença de Deus. Entreguei a Ele a vida do meu pai (ex-presidente Jair Bolsonaro), confiando que Ele conduzirá cada passo do próximo procedimento", escreveu Flávio nas redes sociais.

O senador também destacou sua fé na recuperação do pai, que segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, para tratamento de crises persistentes de soluço. Esta é a terceira vez que o ex-presidente vai ao centro cirúrgico desde a internação, ocorrida na última quarta-feira. Ele permanece em cuidados pós-operatórios.

"Creio no Deus que cura, que restaura e que sustenta. Ele é o médico dos médicos e vai restabelecer a saúde de Jair Bolsonaro. Que o Senhor conduza o nosso próximo ano, renovando nossas forças, restaurando o que foi ferido e abrindo um novo tempo", acrescentou Flávio.

Resistência de Malafaia

Ao mesmo tempo em que busca apoio do segmento evangélico, Flávio enfrenta críticas públicas de Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e aliado histórico do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Neste mês, Malafaia afirmou que a melhor chapa para a direita seria encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com Michelle Bolsonaro como vice. Segundo o pastor, Flávio não teria "musculatura política" para disputar a Presidência.

Já Tarcísio, de acordo com Malafaia, teria menor rejeição e poderia atrair votos do Centrão e de eleitores que não votariam em Lula ou Bolsonaro. "A Michelle encarna (votos de) mulheres, da direita, de evangélicos e é filha de nordestinos", argumentou. "Achei (a candidatura de Flávio) um movimento errado. O Bolsonaro está emocionalmente debilitado porque é vítima de injustiça. Não vou engolir."

Poucas horas após o anúncio da pré-candidatura de Flávio, no dia 5 deste mês, Malafaia publicou: "O amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas. Não estou falando nem contra e nem a favor de ninguém. Somente isto", escreveu nas redes sociais, sem citar diretamente Flávio.

No dia 7, o primeiro evento público do senador como pré-candidato foi justamente um culto, na igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília.