Poder e Governo
Hospital divulga boletim médico sobre Bolsonaro
Ex-presidente passou por dois procedimentos desde a internação e será submetido a nova cirurgia nesta segunda-feira
O ex-presidente Jair Bolsonaro continua enfrentando crises de soluços, mesmo após ter realizado um bloqueio anestésico do nervo frênico no lado direito. Ele passará por uma nova intervenção cirúrgica nesta segunda-feira, às 14h, agora no lado esquerdo. As informações foram divulgadas em boletim médico neste domingo.
Segundo o boletim, Bolsonaro apresentou dificuldade para dormir e voltou a ter episódios de soluço durante a noite.
O procedimento no lado direito foi realizado na tarde de sábado, sem intercorrências, e o ex-presidente segue em recuperação clínica. A intervenção faz parte do tratamento para conter crises persistentes de soluço, associadas a complicações da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
A expectativa é que Bolsonaro permaneça internado por pelo menos mais 48 horas após o procedimento desta segunda-feira, para acompanhamento do pós-operatório e observação da evolução do quadro clínico.
Ele segue recebendo cuidados clínicos, com fisioterapia para reabilitação, profilaxia de trombose venosa e monitoramento contínuo da dor.
O novo procedimento ocorre após a cirurgia realizada na última quinta-feira, quando Bolsonaro foi submetido à correção de uma hérnia inguinal bilateral. A operação teve duração de cerca de três horas e meia e foi considerada bem-sucedida pela equipe médica.
Na sexta-feira, os médicos ajustaram as medicações para controle das crises de soluço e tratamento da doença do refluxo gastroesofágico. Também foi iniciado o processo de reabilitação com fisioterapia, otimização da analgesia e aplicação de medidas farmacológicas para prevenção de trombose.
A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após perícia da Polícia Federal indicar a necessidade da intervenção médica. Bolsonaro deixou a superintendência da PF sob escolta reforçada e permanece internado em um hospital particular em Brasília.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos