Poder e Governo
PP pressiona Tarcísio por apoio e cogita candidatura própria ao governo de SP
Progressistas, insatisfeito com apoio à candidatura de Derrite ao Senado e com comunicação com o governo, avalia lançar nome próprio em 2026.
O Partido Progressistas (PP) elevou o tom contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cobrando publicamente mais apoio à candidatura de Guilherme Derrite (PP-SP) ao Senado e reclamando de "dificuldades de comunicação e falta de atenção a parlamentares" da sigla. Diante desse cenário de insatisfação, o partido ameaça lançar candidatura própria ao governo paulista em 2026.
Em nota divulgada neste sábado (27), o diretório estadual do PP destacou um “crescente descontentamento de prefeitos da legenda” com a gestão estadual e já avalia nomes internamente para uma possível candidatura. Entre os cotados estão Filipe Sabará, ex-secretário nas gestões municipal e estadual de João Doria, e o deputado federal Ricardo Salles, atualmente filiado ao Novo. O PP conta hoje com 54 prefeitos no estado de São Paulo.
“Há queixas recorrentes sobre a falta de atenção a parlamentares, dificuldades de comunicação e uma percepção de distanciamento entre membros do atual governo estadual e a direção partidária do Progressistas, tanto em nível nacional quanto estadual”, diz a nota oficial. “Com a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência da República, o partido também passou a considerar estratégico ter, no Palácio dos Bandeirantes, um governador mais alinhado ao projeto nacional da sigla. A avaliação interna é de que essa sintonia facilitaria a montagem e a sustentação da chapa de candidatos a deputado federal e estadual em São Paulo, um dos principais colégios eleitorais do país.”
Guilherme Derrite foi secretário de Segurança Pública de São Paulo até novembro, quando deixou o cargo para reassumir seu mandato na Câmara dos Deputados, onde relata a PEC da Segurança Pública, e para focar em seu projeto eleitoral para 2026. Derrite era filiado ao PL quando ingressou no governo, mas neste ano migrou para o PP.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos