Poder e Governo
Otimismo para 2026: maioria dos brasileiros espera ano melhor para o país e para si
Crença na melhora da situação pessoal cresce nove pontos percentuais em relação ao levantamento anterior
Uma pesquisa do Datafolha revela que os brasileiros estão mais otimistas para 2026. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados acreditam que sua situação pessoal será melhor no próximo ano em comparação a 2025, um aumento de nove pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. O otimismo é mais expressivo entre mulheres, pessoas com menor escolaridade e aqueles de renda mais baixa.
Há um ano, 60% dos entrevistados projetavam uma melhora para 2025, o índice mais baixo registrado durante o terceiro mandato do presidente Lula (PT).
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A pergunta feita foi: "Na sua opinião, 2026 será um ano melhor, igual ou pior a 2025 para você?". Neste ano, 16% responderam que será igual, 11% disseram que será pior e 3% não souberam opinar.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O instituto também questionou sobre as expectativas para o país em geral. Seis em cada dez entrevistados (60%) esperam um ano melhor para o Brasil em 2026, resultado semelhante ao registrado na transição de 2022 para 2023, quando Lula foi eleito. Na pesquisa anterior, 47% estavam otimistas em relação a 2025, ante 2024.
O otimismo pessoal para 2026 é mais acentuado entre as mulheres (74%), quase dez pontos percentuais acima dos homens (65%). Entre os menos escolarizados, 74% dos que possuem apenas o Ensino Fundamental demonstram boas expectativas, enquanto entre os que têm Ensino Superior, o índice é de 62%. Entre os que recebem até dois salários mínimos, 72% esperam melhora, ante 61% daqueles com renda superior a dez salários mínimos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos