Cidades
Operação Línguas Sujas identifica vazamento da BRK
Teste com corante revelou esgoto infiltrando em poço de visita de águas pluviais; BRK foi acionada e autuada após reparo

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental(Iplam), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura(Seminfra), identificou, nessa terça-feira(2), um vazamento de esgoto em um poço de visita(PV) de águas pluviais em Maceió. A irregularidade foi detectada durante mais uma operação da operação Línguas Sujas.
Durante a ação, os técnicos constataram a presença de uma tubulação de esgoto com infiltração visível, atravessando a caixa de passagem da drenagem pluvial. Para confirmar a origem do lançamento, foi realizado um teste com corante vermelho aplicado na caixa de esgoto da concessionária BRK, que rapidamente se deslocou para o sistema de águas pluviais, evidenciando a conexão irregular.
O problema foi agravado pelo transbordo de esgoto, causado pelo desgaste da tubulação e por fissuras na parede do coletor, ao lado da galeria de drenagem. Diante da constatação, a BRK foi imediatamente acionada para realizar o reparo do vazamento e, em seguida foi atuada.
Esse tipo vazamento é extremamente prejudicial porque o sistema de drenagem pluvial é destinado a escoar apenas a água da chuva, que segue diretamente para o mar. Quando o esgoto é lançado nesse percurso, polui a água, compromete a balneabilidade das praias, afeta a vida marinha e coloca em risco a saúde da população que utiliza a orla de Maceió.
A Prefeitura de Maceió reforça que a população pode colaborar denunciando situações semelhantes pelo e-mail: [email protected]
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FISCALIZAÇÃO
Sushi bar é interditado pela Vigilância Sanitária em Maceió