Brasil
'Estamos diante de um julgamento histórico' e 'tão difícil', diz defesa de Bolsonaro no STF

Advogado de defesa de Bolsonaro, Celso Villardi, inicia, nesta quarta-feira (3), a arguição em defesa do ex-presidente acusado de participar da trama golpista do 8 de janeiro.
Segundo ele, não há provas consistentes que comprovem envolvimento do ex-presidente no plano golpista. Na abertura de sua fala, ele disse que "estamos diante de um julgamento histórico". Em seguida, bradou que as provas são infundadas e inexistentes.
Ele diz que o julgamento acontece "com base em uma delação e uma minuta encontrada em celular de quem hoje é ajudado pela justiça. O que aconteceu com a investigação da PF é na verdade uma sucessão inacreditável de fatos. Porque, na verdade, foi achada uma minuta do punhal verde amarelo, minuta planilha de operação luneta e como todos nós sabemos o trágico episódio do 8 de janeiro", avaliou.
Villardi diz, ainda, que não há uma única prova que "atrele o [ex] presidente ao punhal verde e amarelo, operação luneta, ao 8 de janeiro. Nem o delator — que sustento que mentiu — , nem ele chegou a dizer a participação punhal, luneta, copa, 8 de janeiro. não há uma única prova. como vou salientar aqui com todo o respeito, vou comprovar que a denúncia proposta sobre o crime do contraditório, o MP sequer fez prova. Não há prova, vou tratar disso. Tratar também de um processo histórico e tão difícil para a defesa".
A Primeira Turma do STF iniciou o julgamento da ação penal contra Jair Bolsonaro e outros sete acusados pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro responde por cinco crimes, cujas penas podem somar até 43 anos de prisão.
Na segunda-feira (1º), as lideranças do Partido Liberal (PL) adiantaram à Sputnik que Bolsonaro não compareceria ao julgamento desta semana. Mais cedo, de acordo com a defesa do ex-presidente, Bolsonaro não deve comparecer à abertura da sessão por razões médicas.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FISCALIZAÇÃO
Sushi bar é interditado pela Vigilância Sanitária em Maceió