Internacional

Humanidade está diante da escolha entre 'diálogo e confronto, paz e guerra', declara Xi Jinping

Sputinik Brasil 03/09/2025
Humanidade está diante da escolha entre 'diálogo e confronto, paz e guerra', declara Xi Jinping
Foto: © AP Photo / Andy Wong

O mundo enfrenta atualmente contradições como paz ou guerra, diálogo ou conflito, declarou o presidente chinês, Xi Jinping, em evento imponente, na capital da China, Pequim, nesta terça-feira (2).

"Hoje, a humanidade está diante da escolha entre a paz ou a guerra, o diálogo ou o confronto, o ganha-ganha ou o jogo de soma zero,” disse Xi à multidão presente na praça e acrescentou que o povo chinês "permanece firmemente do lado certo da história", disse ele na abertura das celebrações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Segunda Guerra Mundial

O desfile militar em grande escala começou na Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim.

Ao expressar gratidão aos veteranos de guerra e Xi afirmou que as forças armadas de seu país devem salvaguardar a soberania e a unidade nacional, a integridade territorial e fazer maiores contribuições para a paz e o desenvolvimento mundial.

O líder chinês também agradeceu a presença dos chefes de estado e autoridades que compareceram ao evento.

"Expressamos nossa sincera gratidão aos governos estrangeiros e amigos estrangeiros que apoiaram e ajudaram o povo chinês a resistir à agressão", disse Xi Jinping. Dentre os líderes globais presentes estava o presidente russo, Vladimir Putin.

Desfile Militar mostra poderia nuclear

No desfile militar, a China apresentou equipamentos militares de ponta, como mísseis, tanques e drones e helicópteros com grandes bandeiras sobrevoaram em formação durante a apresentação de 70 minutos.

Um míssil balístico intercontinental Dongfeng 5 (DF-5C) foi apresentado pela primeira vez. O míssil DF-5C tem um alcance que cobre todo o planeta e é um meio importante de garantir a segurança estratégica e a paz, disse um comentarista durante a transmissão ao vivo do desfile milita

Encontro de potência em Pequim incomoda Trump

Durante o desfile, o presidente Donald Trump questionou em suas redes sociais se o homólogo chinês mencionaria o apoio norte-americano e o "sangue que os Estados Unidos da América deram à China para ajudá-la a garantir sua liberdade contra um invasor estrangeiro muito hostil".

"Muitos americanos morreram na busca da China por Vitória e Glória. Espero que eles sejam devidamente homenageados e lembrados por sua coragem e sacrifício! Que o presidente Xi e o maravilhoso povo da China tenham um grande e duradouro dia de celebração", declarou em seu perfil na rede Truth Social.

Por fim, Trump transmitiu saudações aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong Un, a quem acusa de "conspirar" contra os Estados Unidos, juntamente com Xi.