Internacional
Trump vai culpar Europa por criar obstáculos à iniciativa de paz na Ucrânia, diz mídia

Fontes disseram ao jornal Times nesta terça-feira (2) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja acusar a Europa de criar obstáculos à sua iniciativa de paz para a Ucrânia caso as negociações fracassem.
No último mês, o republicano se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, além do ucraniano Vladimir Zelensky e líderes europeus.
Além disso, a publicação acrescentou que o presidente norte-americano também responsabiliza lideranças do continente por encorajarem o regime de Kiev a "insistir na espera por melhores condições de paz".
Os esforços de Trump para conduzir o processo na Ucrânia rumo a uma solução pacífica são significativos, e a Rússia é grata a ele, afirmou anteriormente o assessor presidencial Dmitry Peskov, ao comentar a postura dos líderes da Europa Ocidental.
Peskov destacou que o "partido da guerra" europeu "mantém sua linha principal" e "não se acalma", em forte contraste com a postura de Putin e Trump.
No dia 15 de agosto, os líderes da Rússia e dos EUA discutiram no Alasca estratégias para resolver o conflito ucraniano e avaliaram o encontro de forma positiva. Após a cúpula, Putin ainda declarou ver possibilidade de encerrar a operação militar especial e ressaltou que a Rússia está interessada em uma solução de longo prazo.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fez diversas declarações em que lembrou que Moscou está disposto a discutir com a Ucrânia os aspectos políticos do acordo e a trabalhar em qualquer formato.
No entanto, até hoje Kiev não respondeu à proposta russa feita nas negociações em Istambul, em 2022, para a criação de três grupos de trabalho destinados a tratar de forma mais específica questões humanitárias, militares e políticas.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FISCALIZAÇÃO
Sushi bar é interditado pela Vigilância Sanitária em Maceió