Alagoas

Penedo terá representante e proposta na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

Fernando Vinícius – jornalista Secom PMP 02/09/2025
Penedo terá representante e proposta na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

O protagonismo feminino penedense estará na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, representado por Carine Lisboa, representante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH.

Ela integra a comitiva alagoana eleita durante a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Maceió na última sexta-feira, 29 de agosto, missão que assume com honra e compromisso de ser parte ativa de um movimento que acredita no cuidado, na equidade e no respeito às mulheres, conforme descreveu em sua rede social.

Além das responsabilidades que assume com disposição e conhecimento, a terapeuta e palestrante defenderá propostas aprovadas na etapa estadual do evento, entre elas uma que foi definida em Penedo, na 1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres.



“Nós aprovamos a proposta de criação de um espaço de educação para preservar os saberes das mulheres indígenas e dos povos tradicionais, das quilombolas, ciganas, pescadoras artesanais, ribeirinhas. São elas que carregam conhecimentos ancestrais de cura, de artesanato, culinária, espiritualidade e organização comunitária, e entendemos que esse acervo corre o risco de se perder se não houver espaços formais de ensino e valorização”, explica Carine Lisboa sobre a sugestão alinhada às políticas públicas do governo federal.

Além da proposição que valoriza a cultura tradicional preservada por mulheres, ela destaca mais duas decisões que serão levadas para Brasília.

Mãe atípica e creche noturna


“Também aprovamos uma moção histórica para garantir, nas próximas conferências, condições reais de participação para mães atípicas”, informa sobre a inclusão prevista no regimento interno da inclusão de mulheres que têm filho com neurodiversidade, ou seja, com alguma deficiência ou condição que exige cuidados específicos e uma atenção mais ativa, como o Transtorno do Espectro Autista, TDAH ou outras condições neurológicas.

As delegadas alagoanas também irão pleitear a ampliação do atendimento das creches para o período noturno. “A nossa proposta não é manter os serviços convencionais, do horário comercial digamos assim, mas um espaço de acolhimento semelhante, com brinquedoteca e atividades leves e relaxantes que irão preparar essa criança para o descanso”, explica a representante do município com Secretaria e Conselho Municipal da Mulher atuantes e ampla paridade de gênero no primeiro escalão do governo e cargos de decisão da máquina administrativa.

“Esse é um serviço essencial para as mães que trabalham à noite ou estudam e não têm com quem deixar os seus filhos. Muitas mulheres não têm como dar uma condição digna para sua família e à noite poderia estar trabalhando, mas infelizmente não tem essa possibilidade porque não tem creche e nem conta com uma rede de apoio. E essa é uma política concreta que pode transformar vidas”, afirma Carine Lisboa sobre o que será reivindicado durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.


5ª CNPM


O evento acontece em Brasília no período de 16 e 19 de setembro e tem como objetivo elaborar o novo Plano Nacional de Políticas para Mulheres, com subsídios da participação social na construção coletiva de políticas públicas para a igualdade de gênero, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.