Geral

Lula cancela agendas e vai a velório de Mino Carta em São Paulo

Presidente e jornalista se conheciam há quase 50 anos

Redação ANSA 02/09/2025
Lula cancela agendas e vai a velório de Mino Carta em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou agendas com ministros previstas para esta terça-feira (2) para comparecer ao velório do jornalista italiano Mino Carta, em São Paulo.

O mandatário deve participar do funeral no Cemitério São Paulo por volta das 15h15 (horário de Brasília), devendo retornar à capital federal no início da noite, informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Devido ao falecimento de Carta, ocorrido nesta manhã, Lula cancelou reuniões com diversos ministros, como Sidônio Palmeira (Comunicação), Camilo Santana (Educação), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e André Fufuca (Esportes).

Em um post nas redes sociais, o chefe de Estado contou que conhecia Carta "há quase 50 anos" e decretou luto oficial nacional de três dias.

"Foi ele quem abriu espaço para minha primeira capa de revista, na IstoÉ, em 1978. Desde então, nossas trajetórias seguiram se cruzando. Eu, como liderança política, ele, como um jornalista que, sem abdicar de sua independência, soube registrar as mudanças do Brasil. Vivemos juntos a redemocratização, as Diretas Já, as eleições presidenciais e as grandes transformações sociais das últimas décadas", disse Lula.

Carta foi um marco no jornalismo brasileiro, tendo fundado revistas como Carta Capital, Quatro Rodas e IstoÉ, além de ter trabalhado na ANSA, Veja e O Estado de S.Paulo. Ele tinha 91 anos.