Política
Projeto insere o programa Salto Azul no calendário anual de eventos do Estado

Os parlamentares presentes, na sessão ordinária desta terça-feira, 2, apreciaram 20 itens na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 1244/2024, que insere o programa Salto Azul no calendário anual de eventos do Estado de Alagoas. De autoria da deputada Rose Davino (PP), a matéria foi discutida em 1º turno.
O programa Salto Azul tem como objetivo mobilizar a sociedade pela causa de inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "O Salto Azul é um importante instrumento de mobilização da sociedade para a causa da inclusão, tanto para os indivíduos diretamente impactados quanto para a sociedade como um todo", justifica a parlamentar.
"Esses eventos promovem conscientização, geram empatia, fortalecem redes de apoio e ajudam a construir uma sociedade inclusiva", complementou Rose Davino, acreditando que a mobilização por meio de palestras, atividades de esporte e recreação e o envolvimento ativo de equipe multiprofissional, proporcionam maior conscientização e educação da população sobre o espectro autista.
O projeto ainda precisa passar por votações e ser discutido mais uma vez, depois ser encaminhado ao Poder Executivo, para poder se tornar lei. Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:
Matérias votadas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 237/2025, de autoria do deputado André Silva (Republicanos), que concede a Comenda Lêdo Ivo ao senhor Paulo de Jesus.
- Projeto de resolução nº 215/2025, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a Comenda de Mérito Vera Arruda à senhora Ariane Pita.
- Projeto de resolução nº 183/2025, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos à senhora Elza Rocha Miranda.
- Projeto de resolução nº 166/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que concede a Comenda de Mérito Legislativo Tavares Bastos ao senhor Cézar Ronaldo Alves da Silva.
- Projeto de lei ordinária nº 1315/2025, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que considera de utilidade pública a Associação Beneficente Casa Tuca.
- Projeto de lei ordinária nº 1305/2025, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que institui o mês Março Roxo dedicado à realização de ações de conscientização sobre a epilepsia.
- Projeto de lei ordinária nº 1177/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de utilidade pública a Associação dos Moradores da rua José da Fonseca Lins e Adjacentes.
- Projeto de lei ordinária nº 1385/2025, de autoria do deputado Breno Albuquerque (MDB), que considera de utilidade pública o Instituto Gerir Social.
- Projeto de lei ordinária nº 1370/2025, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que considera de utilidade pública o Instituto Fábio de Lima.
- Projeto de lei ordinária nº 1325/2025, de autoria da deputada Flávia Cavalcante (PMDB), que considera de utilidade pública o Projeto Resgatando Vidas.
Matérias votadas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 212/2025, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que concede a Comenda Doutor Ib Gatto Falcão à médica oncologista pediátrica Luana Novais Bomfim.
- Projeto de resolução nº 205/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a Comenda Dr. Hélvio Auto ao médico Diogenes de Mendonça Bernardes.
- Projeto de resolução nº 167/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que concede a Comenda de Mérito Legislativo Tavares Bastos ao advogado e professor Marcelo Henrique Brabo Magalhães.
- Projeto de lei ordinária nº 1133/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Alagoas a Festa do Mártir São Sebastião, realizada anualmente em Limoeiro de Anadia.
Matérias discutidas em 1º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 1591/2025, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede o nome de Fernando Ribeiro Toledo Filho para a creche Cria em Cajueiro.
- Projeto de lei ordinária nº 1290/2025, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que institui a Semana Estadual da Acessibilidade.
- Projeto de lei ordinária nº 832/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que institui o Código Alagoano de Proteção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
- Projeto de lei ordinária nº 425/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que dispõe sobre a proibição de oferta e comercialização de alimentos ultraprocessados nas unidades escolares das redes pública e privada.
- Projeto de lei ordinária nº 136/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União), que dispõe sobre a criação de abrigo permanente para os cães que atuam ou já atuaram com a Polícia Militar de Alagoas.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FUTEBOL
Santos anuncia reforços para o ataque e a defesa de olho em reta final do Brasileiro