Alagoas
Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió completa três anos e contabiliza 57.090 bolsas de sangue coletadas
A Unidade Via Expressa do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, chega ao terceiro ano de funcionamento nesta terça-feira (2), atingindo números expressivos. Desde sua inauguração, em setembro de 2022, o serviço já coletou 57.090 bolsas de sangue e cadastrou 8.312 voluntários para doação de medula óssea, realizou 150.736 consultas hematológicas.
Fez ainda 101.861 exames para diagnóstico de doenças sanguíneas e 644.917 testes para diagnóstico de doenças infectocontagiosas nas bolsas de sangue, assegurando que os hemocomponentes enviados às maternidades e hospitais cheguem com qualidade.
O equipamento de saúde, que funciona em prédio anexo ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e recebeu investimentos de R$ 55,9 milhões do Tesouro Estadual.
Com isso, foi preenchida a lacuna que existia na parte alta da capital alagoana, facilitando o acesso para doação de sangue, cadastro para doação de medula óssea e atendimento hematológico de pacientes acometidos por doença falciforme e hemofilia, por exemplo.
A médica hematologista Verônica Guedes, que responde pela direção do Hemoal, ressalta que a Unidade Via Expressa atendeu a um anseio da parte alta da capital alagoana. Isso porque, segundo ela, até 2022, os voluntários que desejavam doar sangue, se cadastrar como doadores de medula óssea ou necessitam de atendimento hematológico, contavam apenas com as Unidades Trapiche, na parte baixa da cidade e Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, que funciona apenas às terças-feiras.
"Mas, com a abertura da Unidade Via Expressa, o Hemoal Maceió passou a contar com um novo espaço para captarmos doadores de sangue e medula óssea, bem como, para assistir os alagoanos acometidos por hemofilia, doença falciforme, entre outras doenças do sangue. Deste modo, ampliamos o nosso atendimento e facilitamos o acesso para quem deseja doar sangue e, deste modo, praticar o gesto que pode salvar até quatro vidas", frisou Verônica Guedes.
Espaço Amplo e Moderno
Situado em uma estrutura física ampla e moderna, que atende a todos os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió dispõe de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.
O equipamento de saúde dispõe de 14 poltronas para coleta de sangue, distribuídas de forma a garantir segurança para a equipe multidisciplinar e conforto para os doadores, que contam também com um ambiente climatizado e que disponibiliza acesso à internet, por meio de wi-fi.
A Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió fornece sangue e hemocomponentes para os hospitais e as maternidades de 56 municípios que integram a I Macrorregião de Saúde de Alagoas. Isso representa que, além da capital alagoana, recebem sangue do equipamento de saúde os municípios que estão situados na Grande Maceió, Litorais Norte e Sul, Vale do Paraíba e Zona da Mata.
Funcionamento
A Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Quanto à assistência hematológica, ela ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 19h de forma ambulatorial, por meio de encaminhamento médico, além de contar com equipe de plantão 24 horas para casos emergenciais.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FUTEBOL
Santos anuncia reforços para o ataque e a defesa de olho em reta final do Brasileiro