Alagoas

Casal e Agreste Saneamento garantem eficiência operacional com tecnologia e prevenção

Ascom Agreste Saneamento / Ascom Casal 02/09/2025
Casal e  Agreste Saneamento garantem eficiência operacional com tecnologia e prevenção
Um dos pontos centrais da atuação da PPP é a realização de paradas programadas - Foto: Ascom Agreste Saneamento

Responsável por captar e tratar água potável para cerca de 400 mil pessoas em 10 municípios do Agreste alagoano, a Agreste Saneamento atua em regime de Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para garantir, com qualidade, regularidade e segurança, o abastecimento de água às residências. Suas atribuições vão além do tratamento: a empresa investe em tecnologia, prevenção e educação para promover saúde, desenvolvimento econômico e bem-estar social na região.

 

“A Parceria Público-Privada com a Agreste Saneamento é um exemplo de como a união entre o público e o privado pode gerar resultados sólidos para a sociedade. Garantir água de qualidade, com eficiência e inovação, significa promover cidadania e desenvolvimento sustentável para a população do Agreste”, disse o presidente da Casal, Luiz Neto.

Toda a operação da Agreste Saneamento começa no rio São Francisco, de onde é feita a captação da água bruta. Em seguida, o recurso passa por tratamento completo na Estação de Tratamento de Água (ETA), seja no Sistema Adutor do Agreste, em Arapiraca, ou no Sistema Coletivo do Agreste, em São Brás, com rigorosos protocolos de controle de qualidade. Constantemente, amostras são analisadas em laboratório para garantir que todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos estejam de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Nosso compromisso é que a água que entregamos à Casal para que possa ser distribuída, seja segura, com qualidade comprovada, e fazer isso de forma sustentável. Cada etapa da operação é monitorada em tempo real, o que nos permite agir com rapidez e eficiência para manter a regularidade do serviço”, afirmou Marcello Almeida, diretor operacional da Agreste Saneamento.

Um dos pontos centrais da atuação da PPP é a realização de paradas programadas, que são manutenções previamente comunicadas à população, voltadas à melhoria e prevenção de falhas no sistema. Essas paradas envolvem intervenções estratégicas nas ETAs, nas adutoras e na rede de distribuição, e são realizadas com planejamento para minimizar os impactos para os moradores.

“As paradas programadas funcionam como revisões preventivas. São fundamentais para garantir a integridade do sistema e evitar problemas maiores no futuro. É uma medida de segurança que demonstra nosso compromisso com a continuidade e a qualidade do abastecimento”, disse Marcello.

Para garantir o fornecimento mesmo em períodos de estiagem ou aumento do consumo, a Agreste Saneamento investe em tecnologia de monitoramento remoto, setorização da rede, detecção e combate a vazamentos ocultos, além de realizar campanhas de uso consciente da água junto à população. 

 

Trabalho educativo e social

O trabalho da Agreste também inclui uma atuação educativa e social. A empresa desenvolve programas de educação ambiental, realiza palestras em escolas, ações com lideranças comunitárias e mantém campanhas permanentes de conscientização sobre o uso racional da água.

“Trabalhamos juntos para que o abastecimento de água vá além de um serviço: seja um direito assegurado com responsabilidade, inovação e respeito ao meio ambiente, preservando nossos recursos hídricos para as atuais e futuras gerações”, complementou Luiz Neto.

Com atuação técnica robusta e foco em inovação e cidadania, a Agreste Saneamento e a Casal reafirmam seus compromissos diários com a qualidade de vida dos municípios que atendem, colocando o acesso à água como base para o desenvolvimento sustentável da região. 

 

“Entendemos que fazer saneamento não é só operar bombas e adutoras. É também educar, envolver e cuidar das pessoas”, reforçou Marcello Almeida.