Variedades
Dori Caymmi celebra 82 anos com o lançamento do álbum “Utopia”

O compositor, cantor, produtor e arranjador Dori Caymmi comemora seus 82 anos com o lançamento de um novo trabalho: o álbum “Utopia”, que chegou ao mercado nesta terça-feira (26). O projeto traz uma safra de inéditas — apenas uma faixa já havia sido gravada anteriormente — compostas em parceria com Paulo César Pinheiro, Roberto Didio, Sergio Santos e Ivan Lins.
Após o sucesso de “Prosa e Papo” (2024), Dori repete a parceria com o baixista Jorge Helder na produção. “Toda vez que penso em um novo projeto, trabalho três, quatro meses nas músicas, defino quem vou convidar e só depois que está tudo pronto levo para o estúdio”, explica.
O disco reúne participações especiais cuidadosamente escolhidas para cada faixa. Ivan Lins divide os vocais em “Isabela”, enquanto Sergio Santos faz dueto com Dori em “Pelas Mãos de Algum Poeta”. Já Mônica Salmaso, com quem o artista gravou o álbum “Canto Sedutor” (2022), participa de “O Nome da Moça” (parceria com Roberto Didio). Os grupos vocais Boca Livre e MPB4 também marcam presença, em “Búzios Azul” e “Ninho de Vespa”, ambas compostas com Paulo César Pinheiro.
Única do repertório já registrada anteriormente, “Ninho de Vespa” ganhou um novo arranjo: “Quis regravar esse frevo em um formato mais pernambucano, em homenagem à música de Recife, que eu adoro”, comenta Dori. Além disso, “Viageiro” reúne Sergio Santos, Mônica Salmaso, Boca Livre e MPB4 em um arranjo coletivo.
Das dez faixas de “Utopia”, sete são assinadas em parceria com Paulo César Pinheiro, a quem Dori dedica o álbum. Entre elas estão “Sozinho de Nascença”, “Navegação”, “Filete D’Água” e “Filigrana”, interpretadas por ele em versões solo.
Sobre o título, o artista reflete: “Já tenho 82 anos e faço uma música extremamente brasileira, baseada em todos os ensinamentos que recebi dos grandes compositores do país. Compor e pensar em um disco desse nível, neste momento em que a nossa música está enferma, padecendo de cuidados, é algo totalmente utópico. Por isso, o álbum se chama ‘Utopia’”.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FUTEBOL
Santos anuncia reforços para o ataque e a defesa de olho em reta final do Brasileiro