Alagoas
Vozes do Velho Chico impulsiona economia criativa com Feirinha de produtos autorais em Piranhas

Mais do que um festival de música, teatro, cinema e poesia, o Vozes do Velho Chico, que será realizado na histórica de Piranhas, no sertão de Alagoas, nos dias 5 e 6 de setembro, fortalece a economia criativa, valorizando artistas e empreendedores. A feirinha acontece no dia 6, a partir das 16h, na Pousada Trilha do Velho Chico.
A Feirinha do Vozes reunirá marcas autorais e artesanais que transformam identidade, tradição e criatividade em produtos exclusivos. Estão confirmados nomes como Estação Cangaço, Etnia Krauna, Gabriel Carvalho, Casa Vivas, Ateliê Inah Fortes, Do Sertão, Maracrame Artes, Casinhas de Taipa e Mussambê, cada um trazendo um olhar singular para a arte e o design nordestino.
Entre os expositores está o artista visual Gabriel Carvalho, natural de Delmiro Gouveia e formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL. Atuando desde 2017, Gabriel ressalta a importância da produção artística como ferramenta de identidade cultural. “As artes visuais me permitem comunicar diferentes ideias de maneira impactante. Espero que, por meio das minhas obras, a população se sinta representada e fortaleça seus laços com a identidade cultural brasileira”, destacou.
Para ele, participar da Feirinha do Vozes é uma oportunidade única de diálogo entre arte e território. “Minhas expectativas são de viver esse primeiro contato com o festival em Piranhas, cidade com diversidade cultural tão abrangente e uma ambientação espetacular às margens do Rio São Francisco. Além disso, será um momento especial para apresentar meu trabalho em um espaço que celebra múltiplas linguagens e que agrega não só para os artistas, mas também para o calendário cultural da região”, ressaltou.
Segundo a produção do evento, a Feirinha do Vozes 2025 é um espaço de circulação criativa e de fortalecimento da economia local, conectando artistas, artesãos e empreendedores a um público ávido por experiências autênticas e produtos que carregam história. “Mais do que compras, o visitante leva consigo fragmentos da memória e da identidade cultural dos artistas.”
Além da Feirinha, a programação do Vozes do Velho Chico traz novidades que reforçam a pluralidade do evento. O público poderá conferir o curta documentário “Fazendo Arte na Beira do Rio”, parte da mostra CineTrilha, em parceria com o NEPED/UFAL, além dos curtas Cartas à Tia Marcelina e Estação Aquarius. Também estão previstos recital poético, sarau de linguagens artísticas, cortejo popular e shows musicais que prometem emocionar o público.
Um dos pontos altos do evento será o Cortejo do Boi do Chico, criado no Vozes em 2023 e já considerado um marco cultural. Sob a condução do Mestre Laércio, de Pão de Açúcar, o Boi do Chico tomará as ruas do centrinho histórico de Piranhas com tambores, pandeiros e uma trupe animada. A apresentação acontece no dia 05 de setembro, às 18h.
Entre as atrações musicais, destaque para a cantora pernambucana Marcela Souza, escolhida por voto popular, que resgata o coco de roda em um espetáculo marcado por ancestralidade e resistência. Também sobem ao palco a banda Serumsol (PE) e o trio formado por Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE).
O Vozes do Velho Chico 2025 é realizado pela Pousada Trilha do Velho Chico, com produção do Instituto Boibumbarte de Cultura, e conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piranhas e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Programação Vozes do Velho Chico 2025
Sexta-feira (05/09) – Vila dos Pescadores – Entrada gratuita16h – Big Bang – Quem Riu Primeiro, espetáculo de palhaçaria do Teatro de Retalhos (PE)18h – Boi do Chico, com Mestre Laércio (Pão de Açúcar/AL) – cortejo pelas ruas do Centrinho Histórico de Piranhas
Sábado (06/09) – Pousada Trilha do Velho Chico – Ingressos na bilheteria16h – Feirinha do Vozes: artesanato e produtos autorais16h – Árvore Guardiã: versos poéticos pendurados na craibeira16h – Sarau de Todas as Vozes: espaço aberto para múltiplas linguagens artísticas18h – CineTrilha: exibição dos curtas Cartas à Tia Marcelina, Estação Aquarius e Fazendo Arte na Beira do Rio19h – Recital Poetas do Velho Chico, com Otávio Cabral (AL)19h30 – Show de Marcela Souza (PE)20h45 – Show da banda Serumsol (PE)22h – Show de Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE)
Serviço: Vozes do Velho Chico 2025Dias: 5 e 6 de setembro (sexta-feira e sábado)
Locais: Vila dos Pescadores (05/09) e Pousada Trilha do Velho Chico (06/09) – Piranhas/ALIngressos: R$ 17,50 (meia) | R$ 35 (inteira) – disponíveis no Sympla
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FUTEBOL
Santos anuncia reforços para o ataque e a defesa de olho em reta final do Brasileiro