Geral

Ufal sediou evento sobre sustentabilidade com foco na COP30

Estopim - Território Sustentável é uma ação idealizada por egressa da Ufal e destaca importância de se desenvolver um ecossistema de negócios locais para aumentar iniciativas sustentáveis

Por Ryan Charles – estudante de jornalismo – texto e fotos 01/09/2025
Ufal sediou evento sobre sustentabilidade com foco na COP30
Ariane Monteiro, egressa do curso de Engenharia Ambiental da Ufal, diretora executiva do Estopim - Território Sustentável

O auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, recebeu a 3ª edição do Estopim - Território Sustentável, com o tema COP30 - Caminhos para um novo futuro. Esse é o maior evento de sustentabilidade do estado e reuniu, na última quinta-feira (28), discentes e representantes de grandes organizações voltadas à sustentabilidade com a premissa de desenvolver um ecossistema de negócios locais para aumentar os resultados de iniciativas sustentáveis.

A organizadora e diretora executiva da ação, Ariane Monteiro, egressa do curso de Engenharia Ambiental da Ufal, explica que o Território Sustentável é oriundo de um projeto organizado ainda na graduação, na disciplina do professor Eduardo Setton, do Centro de Tecnologia (Ctec), e surgiu para expandir a visão de sustentabilidade por meio de eventos de incentivo social.

“Ele [Estopim – Sustentável Território Sustentável] veio para produzir experiências que promovam essa cultura de sustentabilidade e também uma economia regenerativa. Por isso, a gente reuniu não só o poder público, mas também várias organizações. E, mais do que um evento, a gente percebeu que o nosso público precisava de muito mais do que um encontro anual, mas também de uma série de experiências educativas, da arte, da ação de advocacy, da organização da comunidade e do público local”, contou Ariane Monteiro.

Nesta edição, o evento explicou o funcionamento da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) – estrutura, atores, negociações e impactos – e mostrou como a sociedade pode participar com redes, pavilhões, startups, editais, parcerias e influência em políticas públicas.

Um dos grandes destaques da ação foi a participação do coordenador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Sérgio Xavier, que falou sobre sua participação na COP30, que será sediada em Belém, no Pará, no mês de novembro, e ressaltou a importância de uma ação como o Estopim para Alagoas.

“Eu tenho que parabenizar a todos por estarem integrados neste evento. Estou muito impressionado com o que vocês estão fazendo, porque não só estão discutindo as questões climáticas, mas também focando exatamente no grande desafio que é a transformação da economia”, destacou Sérgio Xavier.

Ariane reforça que o projeto, em seus recém-completados três anos de existência, vai continuar crescendo e que ela segue aprendendo a cada edição. “O Estopim veio para desenvolver iniciativas e trazer novidades a cada edição, porque se fizermos sempre o mesmo evento, sem evolução, não será suficiente. Por isso, é preciso esse esforço”, concluiu.