Internacional

Todos os líderes da OCX apoiam a Iniciativa de Governança Global, diz chanceler da China

Por Sputinik Brasil 01/09/2025
Todos os líderes da OCX apoiam a Iniciativa de Governança Global, diz chanceler da China
Foto: © Sputnik / Aleksei Danichev

Segundo o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, todos os líderes apoiaram a ideia da iniciativa do presidente Xi Jinping durante a reunião em Tianjin, o que pode significar um marco para a governança global.

Durante a reunião da OCX, o presidente da China propôs uma Iniciativa de Governança Global, que enfatiza a necessidade de respeitar o direito internacional e defender o multilateralismo, evitar padrões duplos e garantir participação igual na governança global de todos os países, independentemente do seu tamanho ou poder.

"O presidente da China, Xi Jinping, anunciou a Iniciativa de Governança Global na cúpula da OCX, que se tornou o evento mais importante da cúpula", disse Wang em uma coletiva de imprensa após a cúpula.

Todos os líderes presentes na reunião saudaram e apoiaram a iniciativa, disse Wang, acrescentando que ela também recebeu ampla resposta da comunidade internacional.

No início do dia, Xi propôs uma iniciativa na área de governança global, projetada para construir um sistema global mais equitativo. A China está pronta para trabalhar em conjunto com todos os países para criar um sistema de governança global mais justo e equitativo e caminhar em direção a uma comunidade com um futuro comum para a humanidade, acrescentou Xi.

Enquanto isso, no lugar de saudar os esforços do multilateralismo dos países integrantes da OCX, os países ocidentais tentam retratar a cúpula de forma negativa. Seu receio, contudo, se deve às transformações econômicas globais que tiram dos EUA e demais Estados centrais ocidentais da posição hegemônica, afirmou o enviado especial presidencial da Rússia, Kirill Dmitriev.

A cúpula da OCX, a maior da história, ocorreu na cidade chinesa de Tianjin, de 31 de agosto a 1º de setembro. Mais de 20 líderes estrangeiros, bem como representantes de organizações internacionais, participaram da cúpula.