Alagoas
Itec lança Código de Ética e Conduta para fortalecer a integridade e a inovação na administração pública

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) deu um passo decisivo para consolidar sua atuação como referência em transparência, inovação e responsabilidade no setor público. A instituição lançou oficialmente o Código de Ética e Conduta, documento que estabelece princípios, valores e compromissos que devem nortear a conduta de seus colaboradores, parceiros e prestadores de serviço.
O documento reforça pilares fundamentais como: Probidade Administrativa – uso responsável e honesto dos recursos públicos; Respeito à Diversidade – valorização da pluralidade de ideias e identidades; Transparência e Honestidade – clareza em todas as ações; Integridade e Dignidade – preservação da honra e respeito individual; Responsabilidade Social e Ambiental – compromisso com a sociedade e com a preservação do meio ambiente. Além disso, define compromissos de conduta como a proteção da imagem do Itec, a conformidade com a LGPD, práticas sustentáveis e alinhamento constante ao interesse público.
O Código também evidencia a missão e a visão da instituição: impulsionar a modernização da Administração Pública de Alagoas por meio da transformação digital, com base em ética, inovação e valorização de pessoas.
O texto orienta os colaboradores sobre responsabilidades diárias, como agir com ética, respeitar normas de segurança da informação e manter sigilo de dados. Também reforça o que não é permitido, incluindo uso indevido de recursos, conflitos de interesse, assédio, preconceito e uso inadequado da marca.
Outro destaque é a ênfase nos relacionamentos internos e externos, sempre pautados na confiança, transparência e respeito. Para assegurar esse ambiente íntegro, o Itec disponibiliza canais seguros e confidenciais de denúncia, garantindo proteção contra retaliações e assegurando a justiça em todos os casos.
De acordo com o diretor-presidente, Christiano Mendonça, este Código é a bússola que orienta a conduta de todos que fazem o instituto com transparência, dignidade e respeito. “Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso em ser exemplo de ética, governança e inovação na gestão pública, fortalecendo a cultura institucional e consolidando nossa imagem como um órgão que busca constantemente a excelência e resultados que beneficiam toda a sociedade alagoana”.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2INFRAESTRUTURA
Codevasf rebate informações sobre fiscalização na Barragem Boacica
-
3OBITUÁRIO
Moacir Teófilo, fundador do Colégio Bom Conselho e símbolo do ensino no agreste, morre aos 97 anos
-
4OBITUÁRIO
Morre Sténio Reis, ícone do rádio alagoano, aos 60 anos de carreira
-
5CRISE FINANCEIRA
Funcionários da Avibras na Alesp discutem salários atrasados há mais de 30 meses e venda da empresa