Alagoas

Uneal formou 718 novos profissionais em agosto

Ascom Uneal 01/09/2025
Uneal formou 718 novos profissionais em agosto
Somente em agosto deste ano, graduaram-se 177 bacharéis em direito - Foto: Ascom Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) encerrou, na quinta-feira (28), uma maratona de colações de grau que marcou todo o mês de agosto. A última solenidade aconteceu em Palmeira dos Índios, no Campus III, com a formatura de 22 alunos do curso de Direito pelo Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp).

 

Ao todo, 718 estudantes concluíram a graduação neste mês. Foram 177 formandos do Proesp, 331 dos cursos regulares e 210 indígenas do CLIND. Cada uma dessas solenidades ampliou a presença da Uneal em diferentes regiões do estado e reforçou o impacto do ensino superior público na vida de centenas de famílias.

 

Para o reitor da Uneal, Odilon Máximo, a Universidade cumpre com sua missão social, graduando professores indígenas, servidores públicos, por meio do Proesp, e graduados dos cursos de entrada regular.

 

“Essas formaturas são relevantes não só para a Uneal, mas também para a sociedade alagoana que recebe profissionais que irão atuar nas diversas áreas de formação, com qualidade, com zelo e com compromisso social”, enfatiza o reitor.

 

O vice-reitor Anderson Barros ressalta a importância das colações de grau. “O mês de agosto de 2025 ficará marcado na história da Uneal não só pelos mais de 700 novos profissionais entregues à sociedade alagoana, mas pelo compromisso reassumido com a própria sociedade alagoana na ampliação dessas entregas”.

 

Proesp

 

O Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp), em sua segunda versão, formou profissionais dos convênios com 29 prefeituras, duas câmaras municipais de vereadores e duas universidades. No total, nos anos de 2024 e 2025, foram 282 graduados distribuídos nos cursos de direito, pedagogia, ciências biológicas, ciências contábeis e administração pública.

 

Somente em agosto deste ano, graduaram-se 177 bacharéis em direito. “As colações de grau que aconteceram nesse mês de agosto representam, por um lado, a força e resiliência do grupo de novos bacharéis que atravessaram uma pandemia e o aprendizado no ensino remoto que a mesma motivou naquele período, e o compromisso da instituição Uneal em democratizar o acesso à educação superior nos extremos geográficos do estado, aumentando as chances de vida e ampliando a liberdade de escolha do povo alagoano”, destacou o coordenador do Programa, Lenivaldo Melo.

 

O coordenador explica ainda que o Proesp atinge especial relevância para o estado de Alagoas em diversas dimensões.

 

“A primeira é aquela em que potencializa a melhoria do atendimento aos usuários dos serviços públicos prestados, uma vez que o servidor público qualificado retorna melhores serviços à população. Além disso, encontra-se relevância também na medida em que a formação adquirida possibilita ascensão na carreira profissional do servidor público, possibilitando ao mesmo usufruir de melhor renda. Em nível macro e a médio e longo prazos, o impacto do programa é amplo e imensurável por seus efeitos positivos nos índices da educação, renda e qualidade de vida da população alagoana”.

 

Entre os formandos, a bacharela em Direito Rosário Farias, chefe do setor de Registro e Controle Acadêmico da Uneal e oradora da turma de Arapiraca, destacou o significado da conquista.

 

“Hoje somos a prova viva de que nenhuma dificuldade foi capaz de nos impedir. Cada obstáculo, cada fim de semana dedicado aos estudos nos moldou e nos trouxe até aqui. Somos guerreiros da esperança, aprendizes da vida. Nada é impossível quando temos coragem e fé.”

 

Cursos regulares

 

Os cursos regulares também movimentaram o calendário, reunindo 331 formandos nos seis campi da universidade: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Maceió e União dos Palmares.

 

A licenciada em Letras – Língua Portuguesa, Paula Roberta Rodrigues Lima, frisou a satisfação de concluir mais um ciclo de sua trajetória profissional.

 

“A conclusão significou para mim a finalização de uma etapa da minha vida que eu tanto sonhei, no caso, a graduação em Letras – Língua Portuguesa. Só tenho a agradecer a todos que fazem a Uneal, em especial aos professores do curso de Letras. Eles foram incríveis durante esses quatro anos e que eu levo para toda a minha vida com enorme gratidão”.

 

CLIND

 

O mês começou com um momento histórico. Pela primeira vez, a Uneal realizou a colação de grau indígena, reunindo 210 formandos de 12 etnias. O maior ato desta natureza já registrado na história do Brasil, o evento abriu as solenidades de agosto e vai ficar marcado na história da instituição.