Cidades
Autarquia de Limpeza Urbana encerra segunda fase do Projeto Saúde dos Catadores
A iniciativa visa garantir melhores condições de trabalho para os catadores de recicláveis das cooperativas da capital

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) finalizou, nesse sábado(30), o atendimento às cinco cooperativas parceiras do município através do Projeto Saúde dos Catadores. A última cooperativa da programação de serviços de saúde a ser atendida foi a Coopmundaú, que trabalha na região do Vergel do lago com a coleta seletiva.
A iniciativa, que garante melhores condições de trabalho para estes profissionais, se iniciou as 9h e os cooperados receberam serviços de saúde como vacinação, teste rápido, aferição de pressão, glicose, fisioterapeuta e consulta médica com clínico geral, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, promovendo bem-estar e motivação.
A presidente da Coopmundaú, Edneide Alves, fala da oportunidade de receber esses cuidados. "Esta ação é importante e gratificante. Segunda vez que estamos recebendo o Projeto Saúde dos Catadores aqui na cooperativa e, para a gente, está sendo muito bom. Dessa vez, a Prefeitura fez questão de incluir nossos familiares mais próximos e verificar se todos estão bem para que nenhuma doença se manifeste na família", disse.
Além dos serviços de saúde in loco, os catadores e seus familiares receberam encaminhamentos de exames para que possam continuar se cuidando. Dessa forma, evitam que doenças silenciosas evoluam e os prejudique futuramente. Na ação, que foi realizada no Ecoponto Dique Estrada, também foi possível fazer cadastro no CadÚnico.

"A ação de hoje é muito importante, pois quase não temos tempo para ir ao posto de saúde, de ter atendimento, e aqui a gente já vai conseguir. Além disso, pudemos entender mais sobre nossos benefícios, já podendo fazer o cadastro único. É uma ação importante e que faz bem para todos os catadores", contou Nathalia Eduarda, de 24 anos, profissional da Coopmundaú.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta que Maceió é pioneira nestes cuidados e parceria com as cooperativas.
"Participamos de vários eventos e ouvimos de todos que nossa capital é a primeira a fazer diversos projetos voltados para a coleta seletiva, como o Saúde dos Catadores ou a Central de Reciclagem que funcionou no São João. De fato, a limpeza urbana é uma questão de saúde pública, então, cuidar daqueles que vem cuidando do nosso planeta, da nossa cidade, deixando ela cada vez mais limpa, é entender que é uma responsabilidade compartilhada", afirmou.
Avisando que o Projeto Saúde dos Catadores retornará em breve, Kedyna completou: "Durante todo o mês de agosto visitamos as cooperativas e levamos saúde e benefícios. O projeto nasceu da necessidade de contemplar a importância desses profissionais na saúde pública e na saúde ambiental da nossa cidade. Decidimos que a cada três meses cada cooperativa terá o projeto presente em suas sedes para que não esqueçam de se cuidar e possam realizar seu trabalho no dia a dia".
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2FUTEBOL
Crise no CSA: Conselho afasta diretoria e presidente Miriam Monte após rebaixamento
-
3DEFESA
Mísseis hipersônicos Tsirkon em submarinos russos preocupam forças da OTAN, diz análise
-
4CONSULTA POPULAR
Na Pesquisa Ibrape, 19 prefeitos de Alagoas têm maioria de aprovação popular; Pilar, com Fátima Resende é exceção
-
5FISCALIZAÇÃO
Sushi bar é interditado pela Vigilância Sanitária em Maceió